Secretários do Meio Ambiente e Obras avaliam impactos das chuvas em Campo Mourão

Após danos causados pelas fortes chuvas que ocorreram em Campo Mourão no final da tarde desse domingo (19), os secretários de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Obras – Seimob) de Campo Mourão, Franco Freire Sanches e Julio Cesar Renisz, respectivamente, avaliaram a situação.

À TRIBUNA, Sanches disse que as secretarias, juntamente com a Defesa Civil do município, estão fazendo os levantamentos necessários, para identificar as áreas afetadas, e, assim, iniciar as obras e os serviços de recuperação necessários. “O primeiro passo é fazer esses levantamentos, para depois realizar os consertos”, disse.

Uma das regiões mais afetadas da cidade constatadas até o momento foi o Parque das Torres, cujo volume do rio aumentou consideravelmente, chegando a transbordar e alagar a avenida de mesmo nome. Na manhã desta segunda-feira (20), o volume do lago no parque já baixou, liberando as pistas de caminhada no local e a avenida, que, no dia anterior, ficaram submersas.

Apesar disso, o secretário fez um alerta à população que pretende usar o ambiente. “O Parque das Torres está liberado, a gente só alerta que, se começar a chover muito forte, as pessoas saiam desses pontos, porque pode ser que aconteça de novo”, informou Sanches.

Por sua vez, o secretário da Seimob avaliou que, embora o grande volume de chuva em pouco tempo seja uma situação atípica no município, será necessário reavaliar projetos futuros pela cidade, inclusive nos parques. “Daqui para frente, temos que começar a pensar diferente na hora de fazer os novos projetos e também pensar nos canais dos rios que cortam a cidade”, ponderou.

Até o momento, as equipes da prefeitura não tiveram registros de quedas de árvores pela cidade. “Pode ser que chegue ainda alguma informação para a gente”, informou Sanches. Já Renisz comentou que a equipe da prefeitura está levantando uma possível danificação no prédio de uma escola no município.

Nesta segunda-feira (20), o nível do lado no Parque das Torres baixou, mas a população deve ficar atenta a possíveis novos alagamentos em caso de chuva

Em relação às ruas de Campo Mourão que também ficaram parcialmente obstruídas por galhos de árvore e lama, os trabalhos de limpeza pela Seimob já iniciaram na noite de domingo (19). “Ontem [domingo] foi feita a limpeza e lavagem parcial da via, para, pelo menos, tirar todo o risco dos usuários, e hoje vai finalizar esse serviço”, informou Renisz.

O secretário também comunicou que, nas intermediações em que ocorreram os alagamentos, houve danificações na pavimentação. “Até o final do dia, vamos levantar todos esses danos e começar a resolver”, explicou.

Previsão de mais chuvas

Nesta segunda-feira (20), ainda há condições para ocorrência de chuvas em boa parte do estado do Paraná, incluindo Campo Mourão. É o que indica a previsão do tempo do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, isso é decorrente de um canal de umidade que vem desde a região da Amazônia, passando pelo Centro-Oeste, chegando até parte do Sul do Brasil. “Hoje, além disso, há um sistema de baixa pressão se intensificando na altura do Rio Grande do Sul, o que reforça as condições de instabilidade atmosférica nos outros estados, Santa Catarina e Paraná”, explicou.

Apesar das chuvas, as temperaturas devem permanecer elevadas, aproximando-se de 30 graus. A previsão indica, ainda, que situação semelhante deve perdurar na região de Campo Mourão ao longo de toda a semana. A precipitação acumulada prevista para o município nesta segunda-feira é de 27,9 milímetros, variando de 2 a 14 milímetros até a próxima segunda (28), quando o tempo deve dar uma trégua.