Projeto ‘Comendo Bem’ promove consultoria gratuita a estabelecimentos alimentícios
O projeto de extensão “Comendo Bem”, uma iniciativa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Campo Mourão, em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Casa do Empreendedor, promove consultorias gratuitas a estabelecimentos alimentícios desde 2018. Em 2023, o serviço também passou a ser fornecido com o apoio do Procon.
De acordo com uma das professoras que coordena a iniciativa, Leila Larisa Medeiros Marques, podem ser atendidos profissionais de diversos ramos alimentícios, que produzem, manipulam ou comercializam os produtos, como ambulantes de alimentos, restaurantes, lanchonete, supermercados, hotéis, por exemplo.
Mas o suporte vai além da consultoria. “O projeto também oferece, de forma gratuita, a elaboração de dizeres de rotulagem, contribuindo para que os alimentos comercializados atendam às normas legais e de segurança alimentar”, acrescentou a docente. Podem, ainda, ser realizadas capacitações de trabalhadores e monitoramento contínuo.
Consultorias
A docente explicou que as consultorias gratuitas acontecem inicialmente em formato de visita técnica ao local, onde a equipe avalia as condições de trabalho, as instalações e as práticas de manipulação de alimentos. A partir do conhecimento da realidade do ambiente, são fornecidas orientações específicas para cada estabelecimento, considerando as normas sanitárias vigentes.
Em determinados casos, é necessário estender as visitas e fazer um acompanhamento contínuo pela equipe para verificar a implementação das melhorias sugeridas e oferecer suporte técnico adicional, se for preciso. Estabelecimentos da região também podem receber o serviço.
Impacto do projeto
Desde que iniciou, o projeto já impactou diretamente 30 estabelecimentos em Campo Mourão, Goioerê e Nova Tebas, de diversos ramos alimentícios. “Esse número continua crescendo com o fortalecimento das parcerias e a divulgação da iniciativa”, falou, com satisfação, a coordenadora.
O apoio da Casa do Empreendedor, que está desde o início ao lado da iniciativa, é considerado fundamental no desenvolvimento de suporte técnico, na integração com os estabelecimentos locais e na ampliação das ações voltadas para a melhoria das condições de segurança alimentar na região.
Já a parceria com o Procon vem proporcionando a ampliação dos atendimentos, que também são realizados na Feira do Produtor de Campo Mourão, reunindo mais de 18 estabelecimentos. Com isso, o “Comendo Bem” ajuda a promover boas práticas de manipulação de alimentos e fortalece a segurança alimentar na comunidade, conforme destacou a professora.
“Este projeto de extensão tem se mostrado de extrema importância para a comunidade de Campo Mourão, não apenas por promover a segurança alimentar, mas também por criar um ambiente mais seguro e saudável tanto para os consumidores quanto para os trabalhadores dos estabelecimentos participantes”, afirmou Leila.
Equipe
O projeto conta com uma equipe multidisciplinar composta por quatro professores e quatro alunos bolsistas do projeto, do curso de Engenharia de Alimentos da UTFPR de Campo Mourão. “Cada professor e aluno é responsável por uma área específica do projeto, garantindo uma abordagem completa e especializada”, informou a docente.
Os professores e os alunos envolvidos são: na área de ambulantes de alimentos, Marcia Regina Ferreira Geraldo Perdoncini (coordenadora) e Gabriella Bandeira (bolsista); na área de rotulagem, Roberta Leone (coordenadora) e Mateus dos Santos (bolsista); na área de lanchonetes, Leila Marques (coordenadora) e Guilherme Hortensio da Silva (bolsista); na área de restaurantes, Fábio Henrique Poliseli Scopel (coordenador) e Sara dos Santos Fernandes (bolsista).
Serviço
Os interessados podem entrar em contato com a equipe do projeto por meio de telefone: (44) 99918-6806, e-mail: [email protected] ou pelo perfil do Instagram: @comendobem.utfpr