Como ganhar dinheiro no Youtube?
O Youtube é uma plataforma excelente para quem deseja criar uma fonte de renda. No entanto, para ganhar dinheiro lá, é preciso se dedicar a criar bom conteúdo e encantar o público com um canal de qualidade.
Muitos YouTubers fazem sucesso e conseguem expandir o seu trabalho para além da plataforma, aumentando as possibilidades de renda. Ainda assim, dentro da plataforma é possível ganhar muito dinheiro, basta saber a fórmula certa para ter mais chances de “bombar” o seu canal.
Você sabia que também é possível ganhar dinheiro no YouTube sem ter um canal? As possibilidades da plataforma são diversas e a gente te conta todos os detalhes para você saber qual a melhor abordagem se encaixa no perfil para começar a ganhar dinheiro já.
Formas de monetização do canal no YouTube
Existem algumas boas formas de monetização que podem ser aplicadas no canal no YouTube e a mais comum delas são os ads que aparecem antes, durante e depois do vídeo. Ainda assim, esses ads não conseguem sustentar um canal, principalmente no começo.
Sendo assim, veja as formas combinadas de monetização para utilizar na sua estratégia de vídeos.
Adsense
O Adsense é o programa do Google que gerencia a distribuição e pagamento dos anúncios contratados. Em sua versão para YouTube, os anunciantes promovem seus negócios em vídeos que vão aparecer antes, durante e depois do conteúdo do canal.
Todas as informações de anúncios podem ser ajustadas nas configurações e o Adsense, juntamente com o contratante dos anúncios, é quem vai escolher qual o tipo de anúncio vai aparecer no seu canal de acordo com o conteúdo.
O canal vai ser pago por impressões e por cliques na propaganda, ambos em dólar. Para fazer a monetização, é necessário configurar o canal e para que o valor comece a valer a pena, é preciso criar uma boa audiência que só é possível por meio da distribuição de bons conteúdos.
Patrocinadores
Você pode também fazer um contrato com patrocinadores para melhorar a rentabilidade do seu canal. Aqui as possibilidades são diversas e é possível fazer a contratação de patrocínio de apenas um vídeo, do canal todo ou de uma série de conteúdos, como se fossem quadros de um programa de TV.
O interessante aqui é que o Youtube não proíbe o patrocínio de canais além do Adsense. Então, é possível ter os dois ao mesmo tempo e ganhar mais dinheiro no canal.
Para conseguir bons contratos de patrocínio, também é preciso investir em bom conteúdo para ter uma audiência relevante para estes patrocinadores. Você poderá apresentar boas métricas que favorecem na hora da criação do contrato. Quanto melhor for o seu canal, melhores serão os contratos de patrocínio.
Vendas de produtos digitais como afiliado
Você pode utilizar o seu canal também para divulgar produtos digitais. Atualmente existem muitos cursos, e-books e outros produtos digitais que dão uma boa comissão aos seus vendedores e para conseguir vendê-los, basta acessar as plataformas e se afiliar.
Quando você se afilia, recebe um link pessoal para divulgação. Todas às vezes que alguém clicar e comprar pelo link, você receberá a sua comissão. Este link pode ser colocado na descrição dos seus vídeos no YouTube e você pode criar conteúdos sobre o produto para aumentar a conversão em vendas.
Algumas das melhores plataformas para se afiliar a produtos digitais são Hotmart, Monetizze e Eduzz. É possível encontrar nelas uma infinidade de produtos de qualidade e com boas comissões para se afiliar.
Vendas de produtos físicos como afiliado
Também é possível vender produtos físicos no seu canal, como afiliado e sem precisar se preocupar com a logística. Plataformas como a da Magazine Luiza e Amazon permitem que você ganhe comissão divulgado e vendendo seus produtos.
Essa pode ser uma ótima forma de monetização, principalmente para canais que já divulgam e indicam produtos em seu conteúdo. Dessa forma, é possível escolher na loja o exato modelo e divulgar na descrição do vídeo.
A partir do momento em que o usuário clica para ver o produto, mesmo que ele compre outro, você pode ganhar comissão se for pelo mesmo link.
Vendas de produtos próprios
Se você possui algum produto próprio, seja físico ou digital, ele também pode ser divulgado em seu canal para aumentar as vendas. O ideal é fazer um canal focado em distribuir conteúdo que ajude na conversão do seu produto, dando dicas práticas de como ele pode ser útil, por exemplo.
Viu que interessante podem ser todas essas formas de monetização? Agora é hora de saber um pouco mais sobre como melhorar a renda no YouTube.
Produza conteúdo relevante
Os canais que mais ganham dinheiro no YouTube são aqueles que produzem conteúdo relevante, que realmente ajuda ou entretém o usuário. Por isso, foque em produzir um bom conteúdo para que sua audiência cresça cada vez mais.
Para produzir um bom conteúdo, foque atento aos seguintes detalhes:
– Qualidade do som e imagem
– Edição clean
– Roteiro do vídeo
– Assunto relevante
– Conteúdo de qualidade
– Qualidade da comunicação do locutor
Você não precisa fazer uma super produção, mas deve se certificar de que ela seja de qualidade, mesmo que seja simples. Se sentir dificuldade na gravação, considere contratar profissionais especializados, sejam locais ou em plataformas freelancer.
Produzir conteúdo relevante é importante para garantir uma audiência engajada e alta. Quando muitas pessoas estão engajadas, é possível ganhar mais tanto com anúncios quanto com vendas, que neste caso serão em escala.
Explorando outras plataformas
Uma dica importante para manter a integridade do seu canal e de sua audiência é não concentrar ela somente no YouTube. O YouTube, assim como outra plataforma de rede social, é um local alugado em que você não pode ditar as regras e por isso é importante ter um site oficial para se comunicar com a sua audiência.
Se por algum detalhe você chegar a perder a sua conta no YouTube, a sua audiência vai saber onde te encontrar, no seu site oficial. Por isso, invista na compra de um domínio e contratação de hospedagem de sites para criar um ambiente próprio onde você é quem dita as regras.
Investir em hospedagem de sites também pode ser importante caso você queira direcionar o seu público do YouTube para um conteúdo ou produto no seu site próprio. É preciso criar um ambiente seguro e agradável que só uma boa hospedagem de sites vai te garantir.
Veja também a possibilidade de diversificar o conteúdo em outras redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok. Isso pode ajudar a trazer mais audiência para o seu canal.
Como ganhar dinheiro no YouTube sem ter um canal
Para você que não tem a intenção de ganhar dinheiro no YouTube com um canal, saiba que isso é possível. A única maneira de ganhar dinheiro sem um canal no YouTube é anunciando.
Você pode anunciar pelo Google Adsense ou procurar os donos dos canais que você se interessa para fazer contratos de divulgação. É possível anunciar tanto a uma marca como fazer parcerias para divulgação de links de afiliados.
Neste formato você estará alugando esse canal para divulgar seus produtos e serviços e fazer com que as vendas aumentem. Essa é uma estratégia muito usada atualmente, mas precisa ser muito bem planejada.
Para isso, analise o canal do influenciador e principalmente o perfil do público que o segue. Afinal, são eles que interessam e por isso devem fazer parte do universo que a sua empresa ou negócio atende.
Conclusão
O YouTube oferece muitas oportunidades para criação de uma boa renda. A plataforma também possui seus métodos de divulgação, de acordo com a relevância do vídeo e por isso, mais uma vez, é importante estar atento a qualidade do conteúdo a ser distribuído.
Gostou de saber como é possível ganhar dinheiro no YouTube? Deixe seu comentário ou dúvida e compartilhe esse post com seus amigos.