Renault: Sua história no Brasil e como adquirir peças para reparo
A Renault é uma empresa de origem francesa, fundada em 25 de fevereiro de 1899, por Louis Renault, irmãos e amigos. O primeiro carro produzido pela marca foi a Renault Voiturette, comercializado no fim de 1898, quando não existia uma empresa formada. Após esta venda, deu-se início a um legado, e hoje se consolida no mercado produzindo automóveis de pequeno e médio porte, vans, ônibus e caminhões.
No Brasil, a empresa esteve presente durante os anos 60, onde foram produzidos os modelos Dauphine e Gordini, que era uma versão mais aprimorada do primeiro modelo citado. A empresa norte americana que dava suporte a marca no país vendeu suas ações para a Ford, o que proporcionou um relançamento dos modelos na América do Sul, sendo o Corcel fabricado e lançado na época, além da fabricação de novos motores que equiparam carros da Renault, Ford e Volkswagen no Brasil.
A marca teve que parar sua comercialização na década de 70, pois o mercado automobilístico brasileiro não permitia vender importados no país e não havia fábrica instalada no território nacional, tendo sua produção parada no país. Durante o governo do presidente Fernando Collor, a Renault pode voltar ao país, se tornando posteriormente uma marca nacionalizada, se consolidando como a 5ª mais vendida em todo o país.
A marca é reconhecida pela sua forte mecânica e na alta qualidade dos materiais e produz, em média, mais de 300 mil veículos por ano. Atualmente, há 280 concessionárias espalhadas em todo o território nacional. Há diversos modelos que conquistaram o consumidor e fazem grande sucesso, como o Kwid, Captur e Sandero.
Todos os automóveis estão sujeitos a falhas e começam a apresentar defeitos, em algum momento. Quando isto acontece, é necessário levar a alguém com a especialização certa para manutenção e verificação de possíveis defeitos. Em muitos casos, há problema nas peças e é necessário realizar a substituição destas.
Os carros da marca são confiáveis e acessíveis, sendo reconhecidos por suas peças terem alta durabilidade, porém, quando é necessário fazer a reposição de alguma, os consumidores sentem o peso no bolso, pois estas são de alto valor monetário, e muitos condutores só descobrem a média de valores quando o defeito já foi verificado e não há mais nada a se fazer, além de realizar a compra e troca das peças.
Nos dias atuais, quase todos os proprietários de automóveis utilizam a internet para averiguar a faixa de preços e encontrar as peças que tanto necessitam, por um preço acessível. Isto não se restringe apenas a esta marca, mas a maioria das marcas comercializadas no país. Na Loja Online lojapecasauto.pt é possível adquirir peças com qualidade e garantia, além de oferecer grande variedade nos produtos e para diversos modelos, com custo acessível para o consumidor.