Tragédia: assassino invade creche mata quatro crianças e deixa outras cinco feridas

* Reportagem atualizada às 13h15

Uma tragédia foi registrada na manhã desta quarta-feira (5), na cidade de Blumenau (SC), no Vale do Itajaí. Um assassino, identificado como Luiz Henrique de Lima, de 25 anos, invadiu uma creche e matou quatro crianças a machadadas. Outras cinco vítimas ficaram gravemente feridas, mas estão estáveis.

As vítimas fatais foram identificadas como Bernardo Cunha Machado (5 anos); Bernardo Pabest da Cunha (4 anos); Larissa Maia Toldo (7 anos); e Enzo Marchesin Barbosa, também de 4 anos.

O ataque aconteceu na creche Bom Pastor, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular. Segundo a Polícia Militar, o criminoso invadiu o local e atacou aleatoriamente as crianças com uma machadinha. Após o crime se entregou no batalhão da PM. O autor tem passagens por porte de drogas, lesão e dano, segundo a Polícia Civil.

Todas as crianças que estavam na escola foram retiradas pela polícia e entregues aos pais. O ataque ocorre menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

Luto Oficial

O governador de Santa Catarina Jorginho Mello (PL) decretou luto oficial de três dias em respeito às vítimas do ataque. “É com enorme tristeza que recebo a lamentável notícia de que a creche particular Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau, foi invadida por um assassino que atacou crianças e funcionários. Infelizmente quatro não resistiram e morreram, além de cinco feridos”, lamentou o governador em nota oficial. “Deixo aqui a minha total solidariedade. Que Deus conforte o coração de todas as famílias neste momento de profunda dor”, concluiu.

Repercussão
O ataque em Blumenau teve repercussão nacional. Na tarde dessa quarta, o Governador do Paraná, Ratinho Junior, lamentou em sua página oficial do Twitter a tragédia. “Que a justiça puna o assassino em seu rigor máximo e que Deus conforte o coração das famílias neste momento tão trágico. A solidariedade do povo do Paraná aos irmãos catarinenses”, publicou.

Para o governador, não há palavras para amenizar a dor das famílias quer perderam seus filhos de maneira tão cruel. “A brutalidade e a covardia dos crimes cometidos contra as crianças inocentes causam perplexidade e indignação”, complementou.