10 mil alunos já retornaram ao ensino presencial na rede estadual na região
Com o avanço da vacinação na população em geral ocasionando a diminuição dos casos da Covid-19, as atividades educacionais no formato presencial começam a ganhar ‘ar’ de normalidade na rede estadual, na região de Campo Mourão. Dos cerca de 5,8 mil estudantes, que retomaram as aulas presenciais no dia 21 de julho, atualmente 10 mil já participam das atividades escolares em sala de aula. O número representa metade do total de estudantes na área de abrangência do Núcleo de educação de Campo Mourão, que abrange 16 municípios.
“Se Deus quiser vamos aumentar ainda mais este número nas próximas semanas com mais pessoas vacinadas. Nossos estudantes já foram muito prejudicados”, destacou a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Ivete Keiko Sakuno Carlos. Atualmente as atividades escolares acontecem no modelo híbrido – presencial e remoto.
Ivete lembrou que todos os profissionais da educação já estão imunizados contra Covid-19. Isso, atrelado ao protocolo de biossegurança adotado pelas escolas, tem tornado o cenário favorável contra o coronavírus na comunidade escolar. “Nossa preocupação é com a vulnerabilidade dos nossos alunos durante este período de pandemia. Além disso, temos outra preocupação que é a evasão escolar. Quanto mais o aluno demora para retornar às salas de aula, maior será o número de desistência”, preocupou-se.
Recentemente, a secretaria Estadual de Saúde autorizou a diminuição do distanciamento das carteiras de 1,5 metro para 1 metro, o que possibilitou mais alunos por sala. “Vale destacar que os protocolos de biossegurança vêm sendo minuciosamente seguidos em todas as escolas com todos os alunos e professores utilizando máscara, obedecendo o distanciamento social e ainda fazendo a utilização de álcool em gel”, afirmou Ivete. “Ou seja, alunos e pais podem ficar tranquilos porque as escolas estão realmente preparadas”, complementou.
As escolas estão prosseguindo com o modelo híbrido após o recesso de julho seguindo um protocolo de segurança para prevenção da Covid-19 tanto nas salas de aula quanto no transporte de alunos. Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos. “O retorno presencial como já dissemos será ampliado para mais alunos conforme os indicadores da Covid-19 forem caindo. Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto”, acrescentou Ivete.