11º BPM lança aplicativo pioneiro nesta quarta em Campo Mourão
Um aplicativo pioneiro no país que permite ao usuário acionar uma viatura da Polícia Militar sem a necessidade de ligação telefônica pelo 190. Essa nova ferramenta de comunicação que está em uso pela Polícia Militar do Paraná desde outubro do ano passado será lançada pelo 11° Batalhão nesta quarta-feira (18) às 9 horas, na Associação Comercial e Industrial de em Campo Mourão (Acicam).
Segundo a PM, o aplicativo 190PR já está presente em 120 municípios do Paraná e em breve em todas as regiões do Estado. Segundo o capitão Cláudio Prus, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), a ferramenta fornece transparência e controle sobre as informações da ocorrência. “O cidadão tem contato constante com o policial durante todo o atendimento por meio de um chat diretamente no aplicativo”, explicou o capitão.
Um balanço divulgado recentemente pela PM mostra que a média de ligações ao 190 caiu aproximadamente 13 por cento em Curitiba e Londrina após a implantação do 190 PR. O diferencial, conforme explicou Prus, é que o gerenciamento do atendimento é totalmente transparente, desde o momento do acionamento até o tempo de chegada da viatura policial no local da ocorrência.
“A pessoa tem na palma da mão o histórico de tudo o que ela precisou da Polícia Militar, todas as informações e arquivos de mídia ficam armazenados e podem ser futuramente utilizados como materialidade para outras situações”, disse o oficial. Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência e contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.
O aplicativo foi lançado primeiro para usuários do Android e em fevereiro deste ano disponibilizado para o sistema IOS, ambos gratuitamente. Um dos maiores desafios da implantação do sistema no interior do Estado é a adaptação para o funcionamento em locais distantes. “Foram feitos ajustes e melhorias que aperfeiçoaram a ferramenta para que pudesse funcionar com qualidade mesmo em regiões mais remotas”, disse o capitão.
Inclusão
Outra novidade é que a ferramenta foi idealizada para facilitar a inclusão de pessoas com limitações físicas que não conseguem pedir atendimento por telefone. “O aplicativo é acessível tanto para surdos quanto para mudos e a interação é dinâmica e rápida, para que o usuário possa ser atendido de maneira eficiente”, disse o capitão.