11º BPM celebra 47 anos e presta homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militar e civil
Na manhã desta sexta-feira (19), o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemorou 47 anos de fundação. Para marcar a data, autoridades civis e militares, além de membros da comunidade local, se reuniram para celebrar os serviços prestados à sociedade ao longo desses anos. Além disso, durante a solenidade, também foi realizada uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), patrono das polícias militar e civil, cuja data comemorativa será neste domingo (21).
Na ocasião, também foi inaugurada a nova instalação do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da parte frontal do quartel. O espaço foi reformado para possibilitar melhores condições de trabalho aos policiais e maior acessibilidade a todos os cidadãos.
Em nota, o comando do 11º BPM expressou os agradecimentos a todos que contribuíram para que fosse possível efetivar as obras de melhoria no quartel. “Seja através do trabalho árduo, doações ou apoio moral, cada contribuição foi inestimável e fundamental para alcançarmos este marco significativo. Juntos, estamos fortalecendo nossa comunidade e proporcionando um ambiente mais seguro e acessível para todos”, diz um trecho da nota.
Patrono das polícias
Embora Joaquim José da Silva Xavier tenha ficado conhecido, na história do Brasil, como Tiradentes, visto que a primeira ocupação dele foi de dentista, ele também foi militar e ativista político, sendo, hoje, considerado patrono das polícias militar e civil.
De acordo com histórico publicado no portal da Polícia Militar do Paraná (PMPR), Tiradentes foi um importante líder da Inconfidência Mineira, movimento que ocorreu no final do século XVIII com o objetivo de libertar o Brasil do domínio português e instaurar uma república independente.
Ele liderou a conspiração contra o governo português, mas acabou sendo delatado e preso. Foi julgado e condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792, sendo considerado como mártir da independência brasileira.
A execução dele teve grande repercussão na sociedade da época, contribuindo para a conscientização e mobilização da população pela independência do país. Tiradentes é considerado um dos heróis nacionais do Brasil, e seu legado é lembrado até hoje como exemplo de coragem, patriotismo e luta pela liberdade.
Veja breve vídeo da comemoração: