25 apenados realizam vestibular para cursos EaD da UEM na Penitenciária de Campo Mourão

Nesse final de semana, 25 pessoas privadas de liberdade do regime fechado da Penitenciária Estadual de Campo Mourão participaram do vestibular para cursos de Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A prova foi realizada no telecentro da unidade prisional e consistiu na produção de uma redação.

Para a realização do exame, os candidatos passaram por uma preparação prévia, com atividades voltadas ao desenvolvimento da digitação e da escrita, visando melhor desempenho na prova. Essa preparação foi feita por dois professores do curso de Letras, voluntários da Unespar de Campo Mourão.

“Ações como essas vão de encontro com as políticas da Polícia Penal, e a realização de vestibulares em unidades prisionais têm se mostrado uma estratégia fundamental para ampliar o acesso à educação e fortalecer políticas de ressocialização”, disse o coordenador regional da Polícia Penal do Paraná, em Umuarama, Arnobe Lemes dos Reis.

O diretor da unidade, Fabiano Gustavo de Castro, destacou a importância da iniciativa para a reintegração social dos internos. “A educação abre novas perspectivas e oferece oportunidades reais de mudança de vida. A participação no vestibular demonstra o interesse dos custodiados em construir um futuro diferente”, afirmou.

Os cursos mais procurados pelos apenados foram Ciências Biológicas e Pedagogia. Além desses, a modalidade EaD estava ofertando também os cursos de Gestão Pública, História e Letras. Os resultados do vestibular serão divulgados no dia 13 de março, e os aprovados iniciarão as aulas no dia 10 de abril.

Com informações da Polícia Penal do Paraná