A 12 dias do início do Censo, IBGE inicia treinamento de recenseadores na Comcam
A 12 dias do início do Censo Demográfico 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira (18) e prossegue até a próxima sexta-feira (22), o treinamento de 280 candidatos classificados no processo seletivo para o cargo de recenseador na Comcam. O Censo inicia no dia 1º de agosto, Deve seguir até o fim do mês de outubro.
De acordo com o coordenador de área do IBGE, em Campo Mourão, Marcos Vinícius Vicente, o treinamento é considerado mais uma etapa do processo seletivo. É de caráter eliminatório e classificatório. Ou seja, somente após o treinamento, passando com êxito, é que ocorre a contratação do candidato.
Em Campo Mourão, o BGE dará o curso a 90 candidatos, na sede do Imape, no Jardim Araucária. “Ao final do treinamento todos farão uma prova sobre o que aprenderam. Tem que obter uma nota mínima para só então ser contratado”, explicou Vicente.
Os recenseadores atuarão na coleta das informações nos domicílios. O salário dos é por produção, calculada por setor censitário, por unidades recenseadas, tipo de questionário, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. Os servidores vão cumprir jornada de trabalho de, no mínimo, 25 horas semanais.
Conforme o coordenador de área do IBGE em Campo Mourão, além da remuneração, os recenseadores terão direito aos auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais. “O contrato inicial será de três meses, cabendo prorrogação”, falou.
Segundo Vicente, a abrangência da coleta de dados e a qualidade das informações serão objeto de avançada tecnologia com uso intensivo de recursos de informática. “Todos os questionários serão coletados em meio digital, com georreferenciamento dos locais de coleta e armazenados em bancos de dados, a serem atualizados interativamente”, explicou. Desta forma, observou, o deslocamento dos recenseadores dentro dos setores, assim como o local onde a entrevista foi realizada, estarão sendo monitorados durante toda a operação.
No País, cerca de 210 mil recenseadores vão participar do processo, que colherá dados representativos de 78 milhões de domicílios. Por lei, é necessário fornecer as informações aos profissionais, para que a “independência e confidencialidade” da pesquisa seja garantida.
O Censo coleta informações estratégicas para o planejamento de ações em todos os níveis de governo. Um dos usos da iniciativa é fornecer dados como base para decisões de ampliação ou implantação de serviços relacionados à saúde, educação, emprego e moradia. Esta edição da pesquisa nacional apresenta tecnologia de ponta, incluindo bancos de dados, nuvem, criptografia, coleta e transmissão de dados em tempo real e inteligência artificial.