Acicam faz plano de reabertura do comércio em Campo Mourão

Com as lojas fechadas desde o dia 21 de março, a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam), está fazendo um plano de reabertura do comércio no município contemplando regras de segurança para evitar a disseminação do Coronavírus (Covid-19). O decreto da prefeitura, que mantém somente serviços essenciais em funcionamento, vigora até o próximo sábado (4). 

O plano está sendo elaborado em conjunto entre a Associação, Sindicato Empresarial do Comércio, entre outras entidades. O documento será apresentado ao Comitê Municipal de Gestão de Crise, formando por membros da administração municipal. 

O Comitê Municipal avaliará a viabilidade de abertura do comércio e o plano apresentado, cabendo à administração municipal determinar a reabertura ou não do comércio ou quais medidas deverão ser adotadas.

“Neste momento, a calma e a racionalidade serão indispensáveis para encontrarmos o melhor caminho para sair da crise com o menor dano possível em todos os sentidos, principalmente quanto a preservação de nosso bem maior que é a vida”, comentou o presidente da entidade, o empresário Alcir Rodrigues da Silva. 

O fechamento do comércio vem gerando polêmica na cidade. Alguns empresários solicitam a reabertura há dias. Houve até uma carreata no início desta semana para a volta do funcionamento. A prefeitura fechou o comércio atendendo recomendações de profissionais da área da saúde e seguindo próprio decreto do Governo do Estado. 

Região

Na região, o comércio vem funcionando somente nas cidades de Corumbataí do Sul e Araruna, mas com horário reduzido e uma séria de restrições e medidas de prevenção ao Covid-19. Em Corumbataí do Sul está funcionando das 9 às 15 horas  e Araruna, das 12 às 18 horas. Outras cidades que tinham previsão de reabertura, como Campina da Lagoa, Goioerê, e Moreira Sales, voltaram atrás e mantiveram o fechamento.