AEACM fará workshop sobre manejo de nematoides

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM) irá realizar no próximo dia 25 de janeiro um workshop sobre manejo de nematoides. O encontro será na sede da associação, localizada na Avenida Irmãos Pereira, 2.900, das 8 às 11h45. 

Sócios em dia não pagam a inscrição, para não sócios o valor é R$ 50,00 e estudantes R$ 25,00. Após o workshop haverá um almoço, cujo valor será pago a parte pelos participantes. O almoço deverá ser programado na ficha de inscrição ou pelos telefones: 9.9976-0715 (Fred); 9.9819-5373 (Petruise); 9.9146-9782 (Maeda); e 9.9855-5295 (Breno). 

Embora sejam vermes de tamanho reduzido, os nematóides causam prejuízos grandes em lavouras comerciais de importância econômica para o país, como soja, batata e algodão, entre outras. “O encontro será uma forma do produtor se atualizar sobre o tema e se preparar para enfrentar o problema caso venha surgir”, falou o engenheiro agrônomo Frederico Stellato Farias, diretor técnico da AECM. Segundo ele, há ocorrência da praga em lavouras da região. 

A programação do evento é voltada profissionais do agro, estudantes de agronomia e produtores rurais. Durante o encontro será feito o mapeamento da ocorrência e severidade de nematoides na região da Comcam, haverá um espaço para empresas discutir soluções e inovações em controle químico e biológico de nematoides e palestra sobre controle cultural, biológico e químico de nematoides.

A ideia, segundo Farias, é apresentar de forma didática as principais formas de manejo dos nematóides: cultural, biológico e químico. “O objetivo é evidenciar a importância do tema, já que nem sempre se percebe que uma redução na produtividade da lavoura pode ter sido causada pela praga”, destacou. 

Para definir as estratégias a serem adotadas em cada propriedade, o agricultor precisa da avaliação de profissionais da área, como agrônomos, pesquisadores e bons laboratórios. Isto porque, o primeiro passo para a definição das ações a serem adotadas será diagnosticar o problema com exatidão técnica, considerando as condições específicas de cada sistema produtivo. Para todo bom manejo, a diagnose correta é o mais importante.

Nematoides

Nematoides são vermes de tamanhos bastante variáveis e geralmente abundantes no solo e na água. Muitas vezes são parasitas de animais, insetos e também de plantas. Os parasitas de animais chegam a atingir vários centímetros de comprimento, enquanto os de plantas medem de 0,3 a três milímetros. Possuem o corpo em formato cilíndrico, geralmente alongado e com as extremidades afiladas. Nos solos agrícolas geralmente existem diferentes espécies de nematoides, sendo que uma parcela substancial dessa comunidade se alimenta diretamente das raízes de plantas, às vezes causando doenças.

Os nematoides que atacam as plantas são chamados de fitonematoides. Em geral são classificados como endoparasitas, ou seja, ficam grande parte do seu ciclo de vida dentro das raízes das plantas. Há também os ectoparasitas que geralmente ficam na parte externa da raiz. Os nematoides utilizam um estilete para se alimentar das raízes. Eles inserem esse estilete nas células para remover o conteúdo celular, impedindo a absorção de água e nutrientes pelas plantas.

Programação do evento

8 horas – Inscrição

8h45 – Abertura

8h45 a 9h15 – Mapeamento da ocorrência e severidade de nematoides  na região da Comcam – Professora Dra. Andressa Lima de Brida (Fatec – Cianorte)

9h15 a 9h30 – Espaço para empresas “Soluções e Inovações em controle químico e biológico de nematoides”

9h30 a 10 horas – Intervalo

10 às 11h30 – Palestra sobre controle cultural, biológico e químico de nematoides – Professora Dra. Claudia Regina Dias Arleira (UEM)

11h a 11h45 – Encerramento

11h45 a 13h30 – Almoço