Agrinho: NRE de Campo Mourão define projetos de Robótica para etapa estadual

O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão divulgou, nesta quinta-feira (29), os projetos e as respectivas instituições que representarão a região na fase estadual do Concurso Agrinho 2024, na categoria Robótica. Após avaliação, na última sexta-feira (23), com profissionais do NRE e o convidado professor doutor Wellington Hermann, do Programa de Mestrado em Educação Matemática da Unespar de Campo Mourão, foram selecionados dois projetos do ensino fundamental e dois do ensino médio.

Os trabalhos classificados do ensino fundamental foram os seguintes: “Agro solar sustentável: uma proposta educacional para a automatização do processo de irrigação por meio de sensor de umidade e energia solar”, coordenado pela professora Geislana Padeti Ferreira Duminelli, do Colégio Estadual de Campo Mourão, e “Classificador de frutas (maracujá)”, de responsabilidade da docente Lucimara Pinheiro Da Silva, do Colégio Estadual de Corumbataí do Sul.

Já os do ensino médio formam: “Hortinha vertical acessível: sabores e aromas ao alcance de todos”, conduzido pelo educador Roberto Aparecido de Goes, do Colégio Estadual General Carneiro, de Roncador, e “Compost Barn: projeto inovador para gado leiteiro”, orientado pela professora Elissandra Beneti Cateli Mangolin, do Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão.

Wagner Szpak, responsável pela administração da categoria Robótica e técnico pedagógico da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do NRE local, expressou, com satisfação, o resultado da seleção. “O NRE de Campo Mourão estará muito bem representado no concurso Agrinho”, disse. Ele também destacou que todos os trabalhos avaliados tiveram alto nível, sendo a diferença entre as notas, segundo ele, ficou muito próxima.

Na categoria, foram 79 trabalhos inscritos no total, sendo 52 do ensino fundamental e 27 do ensino médio, de 40 colégios de 14 municípios de abrangência do NRE de Campo Mourão. As instituições com mais de uma proposta ficaram encarregadas de indicar o melhor projeto de cada etapa da educação básica (um de ensino fundamental e um de ensino médio por escola).

Conforme Szpak, os critérios definidos pelo concurso para essa fase incluíram apresentação, organização, criatividade/inovação, relevância e impacto na sociedade ou negócio, complexidade/dificuldade de elaboração, se havia sequência lógica, construção e uso de componentes.

Próxima etapa

Para a fase estadual da categoria de Robótica, os NREs deverão inscrever os quatro projetos aprovados em cada regional entre os dias 2 e 6 de setembro. De 16 a 20 do mesmo mês, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) formará uma banca para avaliar e escolher os projetos campeões do concurso. Nessa etapa, serão premiados 64 projetos (1 por NRE para cada subcategoria).

Categoria

De acordo com o Portal do governo estadual Escola Digital Aluno, a categoria Robótica do concurso Agrinho é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Administração Regional do Estado do Paraná (SENAR-PR) e da Seed-PR.

Tem como objetivo oportunizar um espaço de apresentação de propostas inovadoras que buscam estimular novas experiências com a abordagem da Robótica para a ampliação do conhecimento dos estudantes da rede estadual de ensino do Paraná.

Para isso, visa incentivar o desenvolvimento de projetos nessa área aplicados à construção de protótipos com materiais descartados/recicláveis (tecnológicos e/ou eletrônicos), respeitando-se o tema do concurso, que este ano é: “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”.

Além da Robótica, as demais categorias deste ano são: AgroRobótica, Programação, Redação, Redação Paraná, Desenho, Desenho APAE, Experiência Pedagógica, Escola Agrinho, Município Agrinho, Proficiência em Língua Inglesa Ensino Médio e Relatório de Pesquisa – Colégio Agrícola.

O edital com a divulgação do resultado do concurso está previsto para ser publicado nos sites das instituições promotoras (Faep/Senar e Seed-PR) na primeira quinzena de outubro deste ano. Os prêmios estão discriminados no regulamento de cada categoria.

Na Robótica, por exemplo, será um smartphone para cada estudante das equipes vencedoras e para os orientadores responsáveis pelos projetos campeões. A cerimônia de premiação acontecerá na capital do estado, em Curitiba, no dia 4 de novembro deste ano.