Agrônomos discutem uso de biológicos na agricultura moderna
A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Campo Mourão (AEACM), promove neste sábado (24), evento técnico online com o tema: “Uso de Biológicos na Agricultura Moderna”. O encontro será a partir das 8 horas, transmitido via plataforma “Microsoft Teams”. Clique aqui para participar.
O evento contará com palestras relacionadas ao tema. Os convidados são doutores na área. Entre eles, estão: a professora Dra. Mariângela Hungria da Cunha da Embrapa Soja, que irá abordar a maximização e benefícios da inoculação e coinoculação das plantas.
Já o professor Dr. Maurício Paulo Batistella Pasini, da Unicruz (Universidade de Cruz Alta), falará da utilização de biológicos para manejo e controle de pragas. Por fim, o professor doutor da Universidade Federal de Lavras, Flavio Vasconcelos de Medeiros, abordará o tema: “Uso de produtos biológicos para o manejo e controle de doenças”.
O encontro terá espaço aos agrônomos para perguntas e respostas. O presidente da entidade, engenheiro agrônomo, Roberto Bueno Silva, destaca que a AEACM tem como objetivo promover o aprimoramento, desenvolvimento e valorização profissional do engenheiro agrônomo, propor estudos e alternativas para a solução das questões agronômicas, promover e participar de eventos que sejam de interesse para a união, aprimoramento e promoção da categoria agronômica e da agricultura; e contribuir para o aperfeiçoamento do ensino agronômico.
“Dentro destas propostas estaremos realizando este evento técnico no formato online. Acreditamos que podemos contribuir na construção do conhecimento aplicado nas atividades profissionais de nosso dia a dia”, ressaltou.
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias. Mesmo sendo uma prática milenar, o controle biológico vem ganhando cada vez mais espaço no campo.
Avanços tecnológicos têm permitido um melhor entendimento e uso inteligente das relações entre as muitas espécies relevantes para a garantia da produtividade das culturas de interesse. É o caso do uso de algoritmos que explicam essas relações através de modelagens matemáticas, do sequenciamento dos genes dos diversos novos microrganismos benéficos que são identificados nos solos todos os dias, ou mesmo de formas mais modernas de aplicação das formulações desses microrganismos na lavoura, como o uso de drones.