Alunos da UTFPR fazem pesquisa sobre consciência ambiental de moradores
Um grupo de 11 alunos do curso de Engenharia Ambiental do campus da UTFPR, orientado por três professores, iniciou uma pesquisa com moradores do Jardim Araucária, em Campo Mourão. O levantamento, que faz parte do projeto Rio do Campo Limpo, visa conhecer a consciência dos moradores sobre os problemas ambientais e especialmente a relação com o rio que abastece a cidade.
O trabalho é realizado aos sábados e tem apoio da Associação de Moradores. Os alunos saem em duplas e sorteiam duas casas em cada face de quarteirão do bairro para fazer as entrevistas. Estamos sendo muito bem recebidos pelos moradores, que estão colaborando muito com nosso projeto, afirma o professor Edvando Couto.
Um dos entrevistadores é o aluno Elton André Ferreira, que no sábado pela manhã fez algumas entrevistas. Como alunos estamos aprendendo tanto sobre o rio quando sobre a comunidade. Queremos tornar essa relação das pessoas com o meio ambiente mais harmônica, porque isso representa mais qualidade de vida na cidade, argumenta Elton.
A previsão é que a pesquisa esteja concluída até o fim do mês de junho. O resultado dessa pesquisa vai orientar projetos destinados a necessidades locais e pretendemos levar até a população uma cartilha com orientações, acrescenta o professor Edvando. Ele destaca que o projeto partiu do movimento que já acontece em parceria com a Associação de Moradores e órgãos ambientais voltada a preservação do manancial de onde a Sanepar retira a água para abastecer a cidade.
O questionário da pesquisa tem 38 questões, que abordam desde o perfil socioeconômico do entrevistado, percepção sobre problemas ambientais do bairro, além do conhecimento sobre o Rio do Campo e do trabalho da Associação de Moradores. É muito interessante esse trabalho da UTFPR porque por mais que a gente divulgue, muitos ainda não sabem do trabalho da associação, como por exemplo, que temos um eco ponto para descarte correto de resíduos, comentou o presidente da Associação, Cleverson Vieira Andreiow.
O projeto Rio do Campo Limpo teve início em agosto do ano passado com diversas ações no Rio do Campo e já concentra diversas pesquisas no local. Inicialmente participamos junto com a comunidade dos mutirões de limpeza nas margens do rio e com palestras nas escolas. Hoje, o projeto cresceu, abordando diferentes ações, explica a coordenadora, professora Luciane Vieira do Couto.
Além da pesquisa com os moradores, são realizadas pesquisas de monitoramento sazonal da qualidade da água, análise de metais pesados e agrotóxicos; oficinas com os professores e alunos das escolas públicas municipais próximas ao rio; monitoramento através de drones para verificar o estado de conservação das margens do rio; e palestras em Educação ambiental dentro do campus.