Amanhã é o último dia para construções e obras no cemitério; prazo não será prorrogado
A administradora do cemitério São Judas Tadeu, de Campo Mourão, Janete Iori, lembra que amanhã (quinta-feira) é o último dia para construções e obras no ‘campo santo’ visando o Dia de Finados, que será comemorado no próximo dia 2 de novembro.
O prazo foi aberto no dia 10 de setembro. Portanto há mais de um mês. “Tem muita gente querendo vir hoje para começar a construção, mas até amanhã não vai conseguir terminar. Amanhã é o último dia mesmo”, ressaltou Janete, ao comentar que nesta quinta-feira o dia será de finalização das construções. “Esta data já é definida para conseguirmos deixar o cemitério mais limpo e organizado para Finados”, frisou.
Ela lembra que o prazo para pinturas de túmulos, ornamentação e limpeza em geral prossegue até o dia 31 deste mês. “No dia Finados é proibido qualquer tipo de serviço no interior do cemitério”, disse a administradora. Janete reforçou que os responsáveis pelas obras devem recolher os entulhos e restos de materiais ao fim dos trabalhos.
Segundo ela, ao solicitar autorização para a obra o titular do lote já é orientado esta responsabilidade. “Se houver um grande volume de entulhos e necessitar de caçamba, cada um tem que locar a sua”, reforçou. Quando o entulho não é retirado, o titular do lote é notificado para fazer o recolhimento.
A população está sendo orientada também sobre a importância de não serem colocados vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e também que as embalagens de plástico sejam retiradas das flores. Materiais que acumulam água podem servir de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Este ano, a prefeitura liberou 51 vagas ao comércio ambulante no espaço do estacionamento externo do cemitério. Nas barracas do comércio ambulante não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulam água. O proprietário de cada barraca é responsável pelo lixo que produz. Ou seja, cada um deve recolher seu lixo.