AML fará entrega do Troféu José Moser a intérpretes de Libras em Campo Mourão
A Academia Mourãoense de Letras (AML) realizará no próximo sábado (28), a entrega do Troféu José Moser de 2024, homenageando intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A condecoração a essa categoria profissional foi aprovada pelos membros, após sugestão do acadêmico Pe. Ederson de Assis. “O objetivo é mostrar nosso respeito e reconhecimento a estas pessoas que, muitas vezes, não são devidamente valorizadas pelo trabalho essencial que realizam”, destacou o proponente.
O evento será realizado na Câmara Municipal de Campo Mourão, a partir das 19 horas. Homenageará três profissionais: Greice Kelli Sonsin e Denize Goretti Ferreira, ambas de Campo Mourão, e Neusa Vicêncio, de Araruna. As homenageadas possuem importantes contribuições na difusão da Libras e na inclusão da comunidade surda da região.
O Troféu José Moser, criado em 2019, é concedido anualmente em sessão solene no mês de setembro a até cinco representantes de categorias profissionais que contribuem para o desenvolvimento cultural, literário e artístico, enobrecendo a cidade de Campo Mourão e sua região.
José Moser é um dos quatro patronos especiais da AML. Austríaco de origem, o artista plástico chegou ao Brasil na década de 1930 e fixou residência, primeiramente, em Treze Tílias (SC) e, em seguida, em Peabiru (PR), onde deixou um legado cultural notável, lembrado por sua icônica escultura de uma sereia, que adornava a varanda de sua casa às margens da rodovia, e imagens sacras de impressionante realismo, que adornam templos católicos e luteranos.
Para o presidente da AML, Fábio Sexugi, o reconhecimento às intérpretes de Libras reflete o compromisso da AML para com a valorização da cultura.“É uma honra entregar o Troféu José Moser a esses profissionais que tornam a comunicação e a inclusão possíveis. Com esta homenagem, queremos destacar a importância do trabalho delas, ao mesmo tempo em que mantemos vivo o legado desse grande artista que dá nome à honraria”, destacou.