Apae comemora Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

“Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” é o tema da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Mourão (APAE) comemora de 21 a 28 de agosto. 

A programação da semana começa neste sábado (22) com o drive Thru, “A Paz começa em casa”, a ser realizado das 13h30 às 16h30, na sede urbana da Apae. No domingo (23), às 9h30, será celebrada uma missa em ação de graças na Catedral São José, com transmissão via Facebook da APAE. 

A partir de segunda-feira (24) até 28 de agosto a equipe da Saúde da APAE vai participar do Blog do Raoni com temas relacionados a área. No dia 29, o Rotary Club de Campo Mourão Gralha Azul vai promover uma feijoada em prol da APAE, das 11 às 14 horas, no sistema drive thru, na Casa da Amizade. O convite custa R$ 40,00.

Fundada em 17 de abril de 1974, em seus 46 anos a APAE mantém a Escola de Educação Especial (Josephina Wendling Nunes) desde 1977 e a escola Maria José Carneiro de Macedo desde 2019. A Assistência Social desde 2005 mantém serviços prestados na Unidade de Saúde. Atualmente são atendidas em torno de 600 pessoas, com deficiência intelectual e múltipla.

A diretora da Unidade de Saúde da APAE, Mirian Regina Silva de Oliveira, ressalta que a entidade desenvolve vários projetos. “Nossos profissionais sempre estão rompendo barreiras e alcançando novos horizontes”, enfatiza. Uma das conquistas citadas por ela foi o trabalho referente ao Projeto Intervenção Pais Bebês Mourãoenses, que constitui na identificação e intervenção de sinais de risco psíquico ou autismo em crianças de 0 a 18 meses, previsto em Lei Municipal.

O projeto foi apresentado no 6º Congresso Internacional Transdiciplinar sobre a criança e o adolescente de 29 de julho a 1º de agosto de 2020. Foi realizado inicialmente em parceria com o município de Campo Mourão por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação de forma pioneira no Brasil.