Apae de Campo Mourão divulga resultados de evento ciclístico e confirma edição de 2026
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Campo Mourão divulgou nesta sexta-feira (4) os resultados do APAExonados por Bike, edição Roque Burim. “Foi um grande sucesso”, disseram os organizadores. O terceiro ano em que o evento ciclístico aconteceu no município resultou em um saldo líquido de R$ 69.298,83, que será integralmente destinado às ações e melhorias da entidade.
O grande encontro de ciclistas locais e de diversas cidades aconteceu no dia 23 de março, com 450 inscritos, além de aproximadamente 250 voluntários, entre patrocinadores e público que prestigiou o evento. A ação solidária arrecadou, ainda, 230 quilos de alimentos e produtos de limpeza, que serão destinados para suprir as necessidades da Apae. No ano passado, foram registrados 370 inscritos, com uma arrecadação de R$ 34.499,75 (líquido) e cerca de 180 quilos de alimentos recebidos.
Diante da repercussão positiva e do impacto gerado com mais uma edição do APAExonados por Bike, que já vem se tornando tradição em Campo Mourão como um dos maiores eventos ciclísticos da região, unindo o incentivo à prática esportiva e solidariedade, a quarta edição, em 2026, já está confirmada. A data está, inclusive, definida: 22 de março. O momento promete ter ainda mais inovação e engajamento em prol da associação.
Nas redes sociais, diversos participantes demonstraram satisfação com a organização do evento. Os coordenadores também expressaram gratidão a todos os envolvidos para fazer mais uma edição acontecer, superando as expectativas. “Agradecemos a todos os ciclistas, patrocinadores, apoiadores e voluntários que tornaram este evento possível. Juntos, seguimos pedalando por um futuro mais inclusivo”, disseram.
O evento
O evento ciclístico, realizado no último dia 23, teve início às 6h30, servindo café da manhã colonial, com animação do Espaço Sou Arte. Em seguida, após solenidade de abertura da terceira edição, os participantes tiveram duas opções de trajeto, 30 ou 50 quilômetros de distância, aproximadamente. O evento contou também com diversos pontos de apoio pelo percurso, com água, isotônicos, frutas, doces e até churrasquinho, assim como seguro-atleta, serviços de cata-osso e ambulância e equipe de fisioterapeutas.
Enquanto os pais pedalavam, as crianças puderam realizar o “circuito kids”, dentro da Apae rural, com acompanhamento de Maique Lourenço, da Equipe Mourãoense de Ciclismo (EMC). Após concluírem os trajetos, os participantes tiveram a opção, ainda, de desfrutar do almoço, que pôde ser adquirido junto com o kit completo de inscrição ou de maneira avulsa para quem não pedalou.
No período da tarde, diversas outras atrações fizeram parte da programação, incluindo distribuição de medalhas, premiações com troféus, sorteio de brindes, música ao vivo e outros benefícios. Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo mourãoense Peba’s Sauro’s MTB conquistou o troféu de maior equipe participante, com 90 ciclistas.
A prefeitura de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam) e da Diretoria de Trânsito (Diretran), estiveram presentes, auxiliando nas atividades. Diversas empresas e instituições também contribuíram para a realização do evento, por meio de apoio e patrocínio.
Homenagem a Roque Burin
Minutos antes da largada, por volta das 8 horas, foi prestada uma homenagem a Roque Burin, que sofreu um acidente no ano passado após uma queda de bicicleta enquanto pedalava com alguns colegas do Peba’s Sauro’s. Seu estado de saúde se agravou meses depois, quando contraiu uma bactéria e não resistiu, falecendo no mês de outubro.
Ele fazia parte da organização do evento e era muito querido entre os ciclistas. Além disso, era bastante conhecido na cidade, por atuar há anos na Coamo Agroindustrial Cooperativa e integrar a diretoria da Apae. Um minuto de silêncio em memória do companheiro de pedal, seguido de uma salva de palmas deu início oficialmente aos circuitos.