Após 10 anos, 11º BPM retoma atividades do canil
Depois de 10 anos, foram retomadas as atividades do canil do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão. Além de uma frente na sede, em Campo Mourão, uma outra está instalada na 2ª Cia, em Ubiratã, que foi a primeira a retomar as atividades com os cães irmãos Xerife e Radar, ambos Pastores Belgas Malinois de 11 meses de vida.
Segundo o sargento Duarte, os cães estão sendo empregados em ações de Polícia Comunitária, abordagens a indivíduos e estabelecimentos e atividades de faro. As atividades na sede, em Campo Mourão, conta com dois Pastores Belgas Malinois, um deles ainda filhote (Mike), em treinamento. A cachorra Flecha, com 5 anos, integrava o Canil do BOPE mas hoje está no 11º BPM.
“Os treinamentos dos cães foram apresentados nas escolas municipais e estaduais e despertaram bastante interesse dos alunos, que até então só tinham visto ações semelhantes em filmes”, relata o tenente Duarte, ao citar uma das apresentações na APAE de Iretama. Também foram realizadas apresentações no Hotel Thermas de Jurema, onde os colaboradores de segurança interna tomaram conhecimento das possibilidades de denúncia que podem ser melhor apuradas com a aplicação dos cães.
Segundo o comando do 11º BPM, o emprego dos cães agrega valor aos serviços prestados pela Unidade, uma vez que não há tecnologia tão eficaz quanto o faro dos animais, em especial no rastreio de entorpecentes, além da dinâmica, ostensividade e integração com a comunidade. “O disque denúncia pelo 181 passa a apresentar ainda mais relevância às ações da Unidade, haja vista o aumento de capacidade de apuração das informações”, reforça o tenente.
As apresentações dos animais podem ser solicitadas pelos telefones (44) 3525-3013 em Campo Mourão e região e (44) 3543-5193 em Ubiratã e região, ou pessoalmente nas próprias unidades militares.