Após 20 dias internado, Nelson Tureck recebe alta da UTI
Internado desde o dia 12 de outubro na Unidade de Terapia Intensiva, o ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Podemos), recebeu alta da UTI nessa segunda-feira (2). “Ele está no quarto e segue em reabilitação”, falou a filha Karla Tureck, à TRIBUNA, nesta manhã.
Tureck foi internado após complicações em decorrência de uma infecção por coronavírus (Covid-19). Ele, que travou uma guerra contra a doença, está hospitalizado na Santa Casa de Maringá. De acordo com Karla, o estado de saúde do pai é estável e melhora a cada dia.
O funcionamento dos rins, por exemplo, está praticamente normalizado. Com isso Tureck já não faz mais diálise. “Ele está demandando de bastante cuidado com a parte pulmonar”, falou Karla, ao comentar que não há previsão de alta hospitalar.
Ela acrescentou que a parte neurológica do pai está funcionando normal. “O pai está reconhecendo e perguntando por todas as pessoas”, falou, ao afirmar que a pressão arterial e parte cardíaca também estão normalizados.
Tureck voltou a ser internado na Santa Casa de Campo Mourão no dia 10 de outubro, dez dias após ter recebido alta do Hospital Albert Einsten, em São Paulo. No dia 12 foi transferido em estado grave para Maringá.
O ex-prefeito foi diagnosticado com Covid-19 no dia 1º de setembro, quando foi atendido na UPA 24 Horas. Na ocasião ele foi encaminhado para a Santa Casa, onde foi direto para a UTI. Familiares optaram por transferi-lo para o hospital em São Paulo, considerado um dos melhores do país.
A evolução no quadro clínico, porém, foi considerada bastante positiva e no dia 1º de outubro ele chegou de volta a Campo Mourão. No aeroporto foi recebido por familiares e amigos e chegou a conversar. De dentro do carro ainda gritou seu tradicional bordão “Viva Campo Mourão!”. Tureck foi prefeito do município por duas gestões e deputado estadual por três mandatos (em um deles era suplente e assumiu). Também foi o primeiro prefeito de Luiziana.