Após 28 dias internado com coronavírus, Tureck deixa hospital nesta quinta-feira
Internado desde o dia 2 de setembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, infectado por coronavírus (Covid-19), o ex-prefeito de Campo Mourão, Nelson Tureck (Podemos), deverá receber alta hospitalar nesta quinta-feira (1º de outubro).
Ele continuará sendo monitorado pelo médico que o acompanha no Albert Einstein. Além disso, seu médico cardiologista em Campo Mourão também manterá acompanhamento.
Após ter 90% dos pulmões comprometidos pelo vírus e ter corrido sério risco de morte, Tureck apresenta boa evolução em seu estado de saúde. Conversa e até já canta no hospital. No entanto, ainda continuará fazendo o procedimento de diálise e fisioterapia para recuperar todos os movimentos.
Tureck deu entrada na Santa Casa de Campo Mourão no dia 1º deste mês após procurar atendimento na UPA (Unidade Pronto Atendimento). Inicialmente ficou hospitalizado na Enfermaria-Covid, mas foi transferido para a UTI. Na manhã seguinte foi transferido de avião ao Hospital Albert Einstein. Ele apresentou sintomas de coronavírus uma semana antes do seu atendimento na UPA.
“Deus o livre!”
O ex-prefeito é conhecido em Campo Mourão e região pelo bordão “Deus o livre!”. Tureck é contador. Iniciou sua carreira política em 1982, quando foi eleito vereador pelo distrito de Luiziana. Em 1988 foi eleito prefeito de Luiziana e em 1994, deputado estadual. Em 1998 Tureck disputou uma nova vaga na Assembléia Legislativa, ficou de suplente, onde acabou assumindo uma cadeira em 2001. Um ano antes havia perdido a prefeitura de Campo Mourão e em 2002 foi reeleito deputado estadual. Em 2004 Tureck foi eleito prefeito de Campo Mourão com 19.640 mil votos. Em 2008 foi reeleito com 52% dos votos (24.998).