Após chuvas darem trégua, produtores rurais aceleram plantio da soja na região
Após as chuvas darem trégua, os produtores rurais estão com as máquinas a todo vapor com o plantio da soja na região de Campo Mourão. O excesso de precipitações das últimas semanas prejudicou o avanço dos trabalhos. Restam ainda também algumas áreas de trigo para colher. A umidade, por outro lado, está beneficiando o desenvolvimento das culturas.
Na propriedade do produtor Vicente Mignoso, em Campo Mourão, o plantio deve ser concluído entre esta segunda ou terça-feira. Até a sexta-feira restavam 30% da área de soja para ser semeada. Este ano, ele reservou 250 alqueires para a cultura. “A previsão já indicava que a chuva cessaria por alguns dias. Será o suficiente para concluirmos a semeadura”, falou. Ele disse que apesar de alguns produtores estarem com a semeadura atrasada, em sua propriedade, os trabalhos serão concluídos dentro do esperado.
Na região da Comcam, serão plantados 705 mil hectares para a soja. A área semeada na região se aproxima dos 50%. Nesta semana, o Departamento de Economia Rural (Deral), núcleo de Campo Mourão, vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgará novo relatório detalhado do plantio.
De acordo com o Deral, a estimativa inicial de produção na Comcam é de aproximadamente 2.643.750 milhões de toneladas de soja, com o clima em condições ideais.
No Paraná, a produção de soja pode ter uma recuperação de 78% na safra 2022/2023. A estimativa do Deral para ara esta temporada é de um volume de produção de aproximadamente 21,5 milhões de toneladas. A produtividade no Estado pode chegar a 3.800 quilos por hectare, caso o clima seja favorável. Na safra 2021/22, o rendimento médio ficou em 2.100 quilos por hectare. A área de soja no Paraná cresceu cerca de 1%, somando 5,7 milhões de hectares.
Clima
Conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo permanece firme pelo menos até a quarta-feira (26), o que dará um “fôlego” aos produtores para avançar com o plantio da soja e praticamente encerrar a colheita do trigo.
A partir de quinta até a segunda-feira da próxima semana as chuvas voltam a atingir a região, mas com acumulados bem menores em relação aos dos últimos dias. Na quinta a, por exemplo, a previsão é de 4 milímetros; sexta-feira (9,2 mm); sábado (19,1 mm); domingo (9,2 mm) e segunda-feira (27,5 mm).