Após dois anos, Encontro de Cooperados da Coamo retorna no formato presencial

Após dois anos – 2021 e 2022 – a Coamo Cooperativa Agroindustrial retoma em 2023 o tradicional Encontro de Cooperados no formato presencial. O evento, que entra para sua 35ª edição, será realizado do dia 30 de janeiro a 3 de fevereiro, na Fazenda Experimental, saída para Luiziana. Reunirá cooperados de toda a área de ação da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O último encontro presencial havia sido realizado em 2020. Nos dois anos seguintes ocorreu no formato virtual por conta da pandemia da Covid-19. De acordo com o presidente executivo da Coamo, Airton Galinari, o retorno presencial do evento era bastante aguardado pelos cooperados.

“O encontro será entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. No dia 3, será dedicado a técnicos e à pesquisa”, explicou Galinari em entrevista ao “Momento Coamo” canal de comunicação da cooperativa no youtube . Segundo ele, com a vacinação da população e os casos de Covid controlados, agora será possível fazer o evento presencialmente com segurança.

Galinari explicou que o encontro tem como objetivo a transferência de tecnologias testadas e atualização do quadro de cooperados para o desenvolvimento do quadro social da Coamo. “Nestes dias, nossos cooperados receberão muita tecnologia e informação. Estamos montando as estações com temas atuais que reflete a realidade das culturas. Com isso o produtor pode assimilar e fazer a aplicação já na próxima safra”, ressaltou.

Nas 10 estações que serão montadas para o encontro, o produtor terá uma variedade de informações de temas pertinentes à sua atividade como, por exemplo, novas variedades; efeitos fisiológicos de produtos como inseticidas, fungicidas, entre outros; manejo de doenças em culturas; tecnologias de aplicação; agricultura de precisão, tecnologia de produção; integração lavoura-pecuária, entre outros.

Tradição

Realizado há mais de três décadas, o Encontro de Cooperados de Verão da Coamo tornou- se uma tradição. O evento, de difusão tecnológica, é promovido anualmente na Fazenda Experimental, unidade demonstrativa da cooperativa, em Campo Mourão.

O encontro é pioneiro no país. Considerado um dos mais importantes por pesquisadores de renomadas instituições da pesquisa brasileira. Nos quatro dias de evento, mais de quatro mil cooperados, de toda a área de ação da cooperativa nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul participam das atividades.