Após período de seca, Simepar prevê chegada das chuvas com volumes significativos

Após os últimos dias de seca e temperaturas bastante elevadas, deixando o campo em alerta para possíveis perdas de produção, principalmente da soja, a tão aguardada chuva deve chegar à região de Campo Mourão a partir do próximo domingo (19), com volumes até significativos, conforme prevê o Sistema de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com a previsão, são esperadas precipitações de domingo (19) até o próximo dia 30 deste mês. Ou seja, se os prognósticos se confirmarem, serão 12 dias chuvosos. O volume pluviométrico acumulado previsto para os próximos dias é estimado em 137,8 milímetros.

No domingo (19), estão previstos 9,2 milímetros; segunda-feira (20), 19,9mm; Terça-feira (21), 22,2 mm; quarta-feira (22), 17,3mm; quinta-feira (23), 7,8 mm; sexta-feira (24), 7 mm; sábado (25), 12,6 mm; domingo (26), 1,4 mm; segunda-feira (27), 10,5 mm; terça-feira (28), 5,4 mm; quarta-feira (29), 13,8 mm e quinta-feira (30), 13 mm.

Com as chuvas a temperatura tende a ficar mais amena, variando entre 24ºC a 29ºC (máxima) e 20ºC a 22ºC (mínima). A chuva é bastante aguardada pelos produtores de soja na região da Comcam. A maior parte das lavouras se encontra na fase de enchimento de grãos, estágio mais crítico da cultura. A falta de água nesta fase pode levar a perdas significativas no campo.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, chuvas irregulares têm ocorrido em algumas regiões do Paraná ao longo dos últimos dias. No fim de semana, por exemplo, precipitações atingiram a região de Goioerê, mas acompanhada de um temporal de vento, que causou estragos.

Nesta quinta-feira a bastante nebulosidade entre a região central, leste e em parte do norte do Paraná. “Em alguns pontos há registro de chuvas fracas (próximo a Jaguariaíva e nas praias). Mas na maior parte do interior do estado o sol predomina, com temperaturas elevadas entre o oeste e o noroeste paranaense, acima dos 28°C em algumas cidades”, informou o meteorologista, cenário que deve se repetir nesta sexta-feira (17) e sábado (18).