Após registrar 300 mortes, índices da Covid diminuem em Campo Mourão
Embora todo cuidado ainda seja pouco, os índices da pandemia começam a diminuir. De acordo com especialistas, muito se deve ao avanço das vacinas que, mesmo distantes do ritmo desejado, vem contribuindo ao quadro imunológico da população. Em Campo Mourão, diferente de algumas semanas, já existem vagas no tratamento à Covid. De acordo com informações, hoje, a Santa Casa mantém seis leitos disponíveis em UTIs. São cinco na parte de convênios e uma no SUS. Em todo sistema de saúde da cidade, são 34 pessoas internadas em unidades de terapia intensivas.
Lucinéia Scheffer, superintendente do Hospital Santa Casa, revela que, mesmo com vagas, o quadro ainda preocupa. Dos 19 leitos da UTI Covid SUS, são 18 pessoas internadas. Enquanto que, na enfermaria SUS, outras 11. De acordo com ela, não bastasse o drama diário da doença, a entidade ainda continua com bastante dificuldades na aquisição de insumos para a intubação dos pacientes.
“Tem sido uma luta diária a manutenção dos insumos”, disse Scheffer. Ela destaca o apoio incondicional do governo do estado, que tem fornecido semanalmente os produtos ao kit intubação. Desde que iniciou o aporte à Santa Casa de Campo Mourão, foram destinados cerca de R$600 mil, em medicamentos e equipamentos. “Estamos conseguindo administrar de forma mais tranquila. Parece que agora as coisas estão querendo voltar a sua normalidade”, disse.
Para o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, tanto o número de internados, quanto a procura por atendimentos, todos relacionados à Covid, diminuíram na cidade. “As filas para internação ainda não acabaram. Mas diminuíram bastante”, disse. Para ele, trata-se de uma luz no fim do túnel, principalmente, devido à vacinação. No entanto, mesmo diante de mais de 16 meses de pandemia, não acredita que índices menores sejam resultados diretos da conscientização popular. “Em hipótese alguma”, afirmou.
Até ontem, segundo dados fornecidos pelo município, Campo Mourão contabilizava a morte de 301 pessoas. Desde o início do ciclo pandêmico, já são 13234 casos confirmados e 12066 recuperados da Covid. A cidade também mantém 867 casos ativos, além de outros 156 suspeitos.