Após reportagem da TRIBUNA sobre fiações soltas colocando a população em risco, empresa faz retirada voluntariamente
Após reportagem publicada no fim da tarde dessa sexta-feira (9), sobre fiações soltas na Avenida João Bento, cruzamento com a rua Devete de Paula Xavier, centro de Campo Mourão, colocando em risco a integridade física de usuários do trânsito, voluntariamente a empresa “CampoNet” encaminhou técnicos ao local para fazer a retirada dos cabos, mesmo os materiais não sendo de sua responsabilidade. Os profissionais fizeram a retirada dos fios ainda na sexta.
Consciente dos riscos a empresa se solidarizou com a situação, dando um exemplo de respeito, bom senso e responsabilidade. “Mesmo não sendo a empresa responsável pelo cabo, estivemos há pouco [ontem] no local com nossa equipe técnica e o removemos visando a segurança pública. Nós da “CampoNet”, como uma das pequenas prestadoras de serviços de internet fibra atuantes em toda a região da Comcam somos extremamente preocupados com a situação da fiação caída pela cidade, bem como zelamos todos os dias pelos cabos de nossa responsabilidade e, inclusive, sempre que nos deparamos com situações como essa nós dispomos de equipe técnica para contribuir a minimizar o risco oferecido a população”, informou a empresa em nota encaminhada ao jornal.
A empresa lamentou o descaso por parte de grandes operadoras com a falta de manutenção que ocasiona o problema. “Por estar inseridos nesse mercado nós sabemos como funciona os processos nas grandes operadoras que são as responsáveis por essas redes sem manutenção e fiações caídas na cidade. E sabemos que se depender delas fica assim até morrer alguém”, alertou.
As fiações soltas foram flagradas pela reportagem da TRIBUNA que passava pelo local e se deparou com a situação. Os fios eram de grosso calibre, tinham até uma caixa de passagem de cabos. A maneira como estavam (dependurados) ofereciam sérios riscos a pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de veículos devido ao perigo de acidentes.
Algumas pessoas ouvidas pela TRIBUNA, próximo do local, informaram que já tinham ligado à prefeitura e à própria Copel informando a situação. Porém houve um empurra-empurra de responsabilidades e o caso não foi resolvido.
O problema de fiações soltas em diversas partes da cidade é antigo. Audiências públicas sobre o tema já foram realizadas pela Câmara de Vereadores, inclusive com representantes de empresas de telefonia e internet. Porém não se chega a uma solução definitiva.
A prefeitura informou recentemente, respondendo ofício da Câmara, que autuou e multou a Copel pelos fios sem uso soltos em postes da cidade, já que a empresa loca eles às demais operadoras. Porém, só multa parece não estar sendo suficiente.