Aposentados e pensionistas do serviço público de Campo Mourão formalizam associação

Foi formalizada, na tarde desta terça-feira (10), a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público Municipal de Campo Mourão. A assembleia, que reuniu cerca de 40 pessoas no auditório da Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello, também apresentou e elegeu a primeira diretoria e conselho fiscal da associação.

De acordo com a presidente, Zulmeia Aparecida da Silva, o momento ficará marcado no município. “É um dia histórico pra nós aposentados do município de Campo Mourão”, disse. Ela lembrou que atualmente a categoria dos aposentados têm uma previdência própria, ou seja, a Previdência dos Servidores Públicos do Município de Campo Mourão (Previscam), assim como o Sindicato dos Servidores Públicos de Campo Mourão (Sindiscam), que também os representa. No entanto, a constituição de uma associação vem somar na luta pela garantia de direitos desses aposentados e pensionistas no município, conforme frisou.

Zulmeia falou dos principais objetivos da nova coletividade. “Tem o intuito de fazer as lutas especialmente dos conselhos da Previscam, fazer o controle social, participar como sociedade civil dos conselhos municipais”, informou, ao destacar que os membros são aposentados, mas não inativos. Com a institucionalização da associação, os integrantes também pretendem fazer parcerias e promover atividades no município.

A presidente lembrou, ainda, que, em Campo Mourão, há mais de 500 aposentados do serviço público atualmente, e a intenção também é fazer com que a associação cresça e tenha cada vez mais participação. “A partir da diretoria eleita, nós vamos fazer esse trabalho de buscar esses outros aposentados e aposentadas, falar do objetivo da nossa associação e ampliar esse grupo”, elencou.

Durante a assembleia, foi eleita a primeira diretoria, bem como o conselho fiscal da associação – Foto: Érica Kalinovski/Tribuna do Interior

Assembleia

A assembleia realizada nesta terça-feira (10) reuniu aproximadamente 40 dos cerca de 130 aposentados e pensionistas do município que são membros de um grupo de WhatsApp em que a mobilização para a constituição da associação iniciou.

Na ocasião, o professor Odenir Aparecido Colchon Montezino, presidente da Associação Paranaense de Administradores Escolares (Apade) regional Campo Mourão, contextualizou os motivos que levaram à criação da organização.

Participaram do momento, na tarde desta terça-feira (10), no auditório da Biblioteca Municipal de Campo Mourão, cerca de 40 pessoas – Foto: Érica Kalinovski/Tribuna do Interior

Ele explanou sobre a organização de um grupo de discussões por meio do referido aplicativo de mensagens, em que se sentiu a necessidade de criar uma Comissão de Estudos para a efetiva participação na luta pela defesa e ampliação dos direitos dos aposentados e pensionistas.

Entre as principais pautas levantadas por algumas das aposentadas, ainda em 2023, estavam socializar e organizar a luta em defesa do auxílio alimentação, benefício que é recebido apenas por servidores ativos, conforme apresentou Montezino. Os estudos da proposta de um estatuto para reger essa e outras necessidades seguiram por vários encontros.

Em seguida, o responsável por secretariar a assembleia fez a leitura, na íntegra, do Estatuto Social da associação, com seus 54 artigos. Logo após, Zulmeia respondeu a algumas dúvidas dos presentes e, posteriormente, o documento foi colocado em votação, tendo sido aprovado por unanimidade. Na sequência, foram convocados os membros da primeira diretoria da associação, para apresentação e votação, que também não teve objeções.

Momento da votação que aprovou por unanimidade o Estatuto Social da associação – Foto: Érica Kalinovski/Tribuna do Interior

Diretoria

Presidente: Zulmeia Aparecida da Silva
Vice-presidente: Ana Aparecida Contipelli Morsch
Primeira secretária: Elza Maria Teixeira Campanha
Segunda secretária: Rosa Hermógenes De Morais
Primeira tesoureira: Lis Regina Tobaldini Moreira
Segunda tesoureira: Silvânia Vieira Andrade
Diretora social: Dirce Mari Bodner de Freitas
Segunda diretora social: Márcia Elizabety Sidoski
Diretora de comunicação: Adalgiza Terezinha Ferreira
Segunda diretora de comunicação: Maria Aparecida Tonette Bueno
Conselho fiscal: Maria Elizete Rocha
Suplente conselho fiscal: Terezinha de Jesus Senger

Mais fotos da assembleia: