Associação Desportiva Asa Leste oportuniza acesso a esportes em Campo Mourão

Associação Desportiva Asa Leste (Adal), em parceria com o Sport Clube e a Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam), vem desenvolvendo diversos trabalhos sociais, oportunizando a crianças e jovens do município a realização de aulas gratuitas em diversas modalidades desportivas. São elas: futebol, natação (ambas as modalidades também paradesportivas), vôlei de praia, skate e sandá.

Atualmente, mais de 500 pessoas entre 7 e 20 anos são atendidas pela associação. São vários polos destinados a faixas etárias e modalidades distintas. Não há nenhum custo para participar das aulas. Embora o foco seja na Asa Leste do município, onde a ação começou, há polos em diferentes localidades da cidade também.

Mesmo que indiretamente, a Adal também contribui com outras iniciativas na cidade, como o projeto de futebol na Vila Cândida. “Em parceria com o Joel, que faz um trabalho na Vila Cândida fantástico, já há alguns anos, a gente resolveu ajudá-lo”, disse o presidente da associação, Leandro Leite.

Recentemente, a entidade estendeu a parceria com o projeto de futebol na Vila Cândida, fazendo a entrega de uniformes a mais de 50 atletas

Para isso, a Adal, juntamente com o Sport Clube, ajudou a uniformizar os mais de 50 atletas que participam do projeto, no último final de semana, forneceu materiais e contribuirá para levá-los a competições. Assim, foi oficializada a parceria entre a comunidade e o Clube. “Mais uma região que a gente está atendendo”, falou.

Leite explicou que a Adal atua na base dos atletas, ou seja, na iniciação deles nos esportes, enquanto o Sport Clube trabalha com a questão profissional. “A gente já disputou este ano sub-dezessete e sub-vinte e, agora, estamos nos preparando para disputar a terceira divisão”, contou.

Um exemplo de atleta que foi revelado por meio do projeto social na Vila Cândida, é Henry Michael. Aos 16 anos, ele fará sua estreia em uma equipe profissional no dia 25 de agosto. “Michael é um dos destaques do sub-dezessete que vai jogar profissionalmente na terceira divisão”, falou Leite. “Um ótimo atleta e ele tem tudo para estourar e fazer uma boa competição”, complementou.

Henry Michael é um exemplo de atleta que foi revelado graças ao projeto social na Vila Cândida; aos 16 anos, ele fará sua estreia em uma equipe profissional no dia 25 de agosto

Segundo o rapaz, ele sente orgulho de ter dado os ‘primeiros passos’ no projeto da Vila Cândida. Por meio dessa iniciativa, será possível, agora, o jovem realizar o sonho de atuar em um time como jogador profissional. “Poder estrear no time profissional do Sport Campo Mourão é muito gratificante e importante para mim que sempre sonhei em ser um jogador de futebol profissional”, resumiu Michael.

Trajetória da Adal

Leite preside a Adal há 10 anos. Quando assumiu a presidência da instituição, em 2014, um trabalho apenas com futebol começou a ser feito todos os sábados, no Jardim Paulista, atendendo crianças do bairro.

Conforme o tempo foi passando, a ação foi tomando uma proporção maior. “Fomos jogando em competições e se tornando referência. A partir disso, a Adal ficou responsável pelas competições no município, como Jogos Abertos e da Juventude”, contou, ao acrescentar que a associação já foi tricampeã nos Jogos Abertos e em outros campeonatos. “Ano passado, nós fomos campeões da fase A nos jogos, que agora é o Bom de Bola”, lembrou, com orgulho.

A expansão das modalidades também se tornou realidade com o passar do tempo, pois, no início, só havia aulas de futebol. O presidente destacou que o intuito é expandir ainda mais. Ele revelou que a grande pretensão, com tudo o que foi conquistado ao longo do tempo, é transformar a Adal em um instituto, ampliando os atendimentos e as modalidades. “O sonho é montar um instituto, onde a gente possa trabalhar e capacitar ainda mais jovens”, relatou.

Alguns projetos sociais, como as aulas de futebol aos sábados que deram origem ao que a associação se tornou hoje, também seguem sendo feitos. Um deles é realizado no Conjunto Parigot de Souza, aos sábados de manhã, a partir de parceria entre a Adal, o Sport Clube, a Igreja Metodista de Campo Mourão e a Fecam, para mais de 70 atletas. “A intenção é ter esses polos, no sábado de manhã, em todos os bairros da cidade”, enfatizou.

Campeonatos

Além dos trabalhos voltados a crianças e jovens, a Adal e o Sport Clube também vêm atuando com outras categorias, como a 40 + e a 50 +. “A gente teve os jogos Bom de Bola, que vem participando com os atletas cinquenta anos mais”, falou.

Um campeonato amador da região de Campo Mourão também está sendo disputado por atletas acima de 40 anos, valorizando os jogadores em diferentes etapas, conforme destacou Leite.

Também estão previstos, para o segundo semestre deste ano, os campeonatos Sub-12 e Sub-14. Outra grande conquista para a associação é, em breve, a disputa na 3ª divisão.

O presidente comentou, ainda, sobre a participação do atleta Elias do Nascimento Lima no campeonato paranaense pela Sub-20, negociado com o Athletico Paranaense. “É uma alegria ele estar lá. Até teve jogo dele contra o Paraná esta semana, jogou muito bem e é um jogador destaque que pode render frutos para a nossa Campo Mourão”, expressou.

Serviço

Informações sobre os projetos sociais desenvolvidos nas diferentes modalidades esportivas ofertadas podem ser coletadas do Instagram oficial da Adal: @adalcmoficial