Atletas de Campo Mourão disputarão campeonato paranaense de natação

Parte da equipe de natação da Associação Desportiva Asa Leste (Adal), de Campo Mourão, representará o município no Campeonato de Natação Troféu Luciano Cabrini (infantil/sênior) 2025 neste final de semana, no município paranaense de Colombo. Considerada uma das competições mais importantes do calendário estadual da modalidade esportiva, 13 atletas mourãoenses participarão do campeonato, que inicia nesta sexta-feira (11) e segue até domingo (13). Eles irão acompanhados de um dos treinadores, Willian Rodrigues Rorato.

A participação dos competidores será possível graças ao apoio da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) e da Adal, assim como por meio de patrocínios de empresários e amigos que acreditam no trabalho realizado e no potencial dos atletas. “O grupo vem se dedicando intensamente aos treinos, com disciplina e determinação, visando bons resultados na competição”, garantiu o treinador.

Guilherme Stipp da Silva, de 15 anos, é um dos integrantes da equipe de natação que participará do campeonato. Ele treina na Adal há dois anos, com foco e disciplina. “O treino para mim não é só cair na água e nadar, mas sim se entregar ao máximo a cada série, a cada braçada e pernada dada”, disse o adolescente.

Guilherme levará toda a experiência adquirida nos treinos junto com ele, mas compreende que o resultado nem sempre é o mais importante. “Acredito que a competição seja mais do que ganhar ou perder, mas sim o processo que é feito até ela”, analisou ele, ao agradecer a todos os patrocinadores e doadores que tornaram possível a participação dele e dos colegas no evento esportivo.

Também representando Campo Mourão nas piscinas há dois anos, pela Adal, Julia Gabrieli de Oliveira, de 14 anos, já está com grandes expectativas para o campeonato estadual dos próximos dias. “Essa competição significa muito pra mim, porque envolve toda uma dedicação de nós atletas e toda uma equipe por trás”, falou.

O treinador Willian Rodrigues Rorato acompanhará os atletas na competição paranaense

Ela destacou, ainda, o importante papel do técnico, da própria associação e dos pais. “Eu acredito que família não se resume só em laços sanguíneos, mas sim em apoio, afeto e, é claro, muita alegria. É isso que a associação representa para mim, uma família”, resumiu a atleta.

Para as famílias dos nadadores, ver os filhos evoluindo no esporte e participando de eventos como desse porte, em nível estadual, é motivo de orgulho. “Ser mãe de um nadador é ver, na prática, como o esporte transforma. A natação vai muito além do físico: ensina disciplina, resiliência, foco e responsabilidade, exige constância. Ensina que resultado vem com esforço, que cada centésimo de segundo conta, que cair faz parte, mas levantar é o que define”, expressou a mãe do Guilherme, Vanderleia Stipp da Silva.

Mesmo para quem faz parte da associação há menos tempo também já percebe os benefícios. É o caso de Michele de Oliveira Schork e Carlos Eduardo Porto de Almeida Schork, pais de Carlos Eduardo P. Almeida Schork Filho, 12 anos, o qual treina no local há apenas um ano. “Sem dúvida a natação tem sido uma das ferramentas mais poderosas em sua formação, sendo um dos esportes mais completos para os jovens em fase de crescimento, e essa prática contribui significativamente para o desenvolvimento corporal equilibrado e saudável”, afirmaram os pais do atleta.

Luiz Arthur e Keula Massuda compartilham da mesma opinião e acreditam tanto no potencial desse esporte para o desenvolvimento global dos atletas que, por isso, seus dois filhos, Samuel, de 12 anos, e Raul, de 7, praticam natação na Adal. “Como pais de atletas, notamos que a natação é um esporte completo que desenvolve corpo e mente, exigindo técnica, controle e equilíbrio emocional. O esporte ensina crianças a lidar com desafios, metas e superações desde cedo, dentro e fora das piscinas”, ressaltou o casal.

Dois atletas que treinam com a professora Eduarda Daleffe Pepino também disputarão o Troféu Luciano Cabrini 2025

Em nome da equipe da Adal, o técnico Rorato agradeceu a todos que participaram da campanha para os atletas poderem marcar presença no campeonato. Um agradecimento especial foi destinado aos empresários que investem no esporte, aos amigos que acompanham cada conquista e, especialmente, às famílias, que são o alicerce de todo esse esforço, conforme destacou.

“O apoio de cada patrocinador e apoiador que apostou nesta jornada é essencial para que esses jovens continuem nadando em direção a um futuro de possibilidades. O incentivo recebido vai muito além do apoio financeiro – é o que impulsiona cada braçada, cada virada e cada conquista”, refletiu o treinador.

O campeonato

O Troféu Luciano Cabrine é organizado e realizado pela Federação Desportos Aquáticos do Paraná (FDAP) nas categorias infantil, juvenil e sênior. É considerado uma das competições mais importantes do calendário estadual da natação, reunindo jovens promessas e atletas experientes em provas que exigem alto nível técnico e preparo físico. Além disso, pode ser uma importante vitrine para o desenvolvimento da natação regional.

Natação na Adal

A Adal foi fundada em Campo Mourão há 14 anos. A natação faz parte da associação desde 2019. Ao longo desse tempo, 26 atletas já passaram pelas raias da equipe. Os trabalhos realizados com as turmas, que atualmente abrangem 31 atletas federados e 6 jovens promessas em fase de iniciação, vão desde a base até a alta performance, contando com escolinha de iniciação, turmas de aperfeiçoamento e equipe de treinamentos.