Ator mourãoense protagoniza personagem em peça profissional em São Paulo
O ator mourãoense Pedro Pechefist, de 32 anos, estreou sua primeira peça profissional de longa temporada em cartaz no início deste mês, em São Paulo. Em “Medida por medida”, de William Shakespeare e dirigida pelo premiado diretor Marco Antônio Pâmio, ele interpreta Duque, um dos protagonistas da narrativa. Além de atuar, Pechefist também assina a cenografia do espetáculo. A peça segue em cartaz até este domingo (30), no Teatro Nair Bello.
Em entrevista à TRIBUNA, Pechefist contou, com orgulho, sobre sua trajetória no teatro, que, embora desafiadora, traz grande satisfação a ele. Tudo começou enquanto ainda era criança, no Colégio Estadual Marechal Rondon, onde, segundo ele, na época, havia uma vanguarda de incentivo às artes.

Há cerca de 20 anos, o ator se apresentou pela primeira vez no palco do Teatro Municipal de Campo Mourão, com o clássico “Anjo Negro”, de Nelson Rodrigues. O espetáculo fez parte do Festival Estudantil de Teatro Amador (FESTA), com direção de Silvia Speretta. “Ela foi a professora de artes que apresentou o teatro à minha vida”, falou agradecido.
Depois, continuou se aperfeiçoando nessa área, com outras oportunidades ofertadas pelo próprio município. “Integrei desde a adolescência o grupo de teatro na Fundação Cultural de Campo Mourão, onde estudei e participei de diversas montagens teatrais com o querido diretor e mestre Carlos Soares”, expressou.
Com a arte “nas veias”, ele sabia a carreira que queria seguir desde cedo e já tinha escolhido a graduação que gostaria de cursar mesmo antes de concluir o ensino médio: Artes Cênicas. No entanto, esse sonho precisou ser adiado por alguns anos, pois, quando concluiu a educação básica, ainda não existia o curso desejado em uma instituição de ensino superior próxima de Campo Mourão. “Minha família tinha receio de que eu fosse para longe”, comentou.
Como o ator também tinha grande aptidão para decoração e cenografia, não foi difícil decidir se especializar em outra área. “Escolhi cursar Design de Interiores e conquistei uma carreira na área, foi isso que me abriu portas para apresentar o tema na TV”, falou. “De lá, surgiram convites para publicidade e o desejo de atuar profissionalmente falou mais alto. Então, voltei a participar de um grupo de teatro com o Carlos e finalmente pude investir nesta carreira”, completou.
Ele iniciou os estudos na Escola de Atores Wolf Maya, primeiro à distância e posteriormente presencial, em São Paulo, onde mora há aproximadamente dois anos. Apesar de não estar mais em Campo Mourão, o artista continua mantendo residência na cidade. “Minha família é mourãoense, eu também sou e tenho o maior amor por minha terra natal, então, me divido entre as duas cidades sempre que possível”, ressaltou.

“Medida por Medida”
Um clássico de Shakespeare, “Medida por Medida” ganhou uma nova versão adaptada para os anos de 1920, sob direção e atuação de Marco Antônio Pâmio. A peça mistura drama e comédia, apresentando uma trama sobre o Duque, que delega o poder a Ângelo, um político autoritário que reformula leis e decreta medidas rigorosas. Quando Ângelo se apaixona por Isabella, irmã de um jovem condenado, ele se vê diante de um dilema moral entre manter sua postura rígida ou ceder à tentação.
Pâmio insere a obra no contexto da década de 1920, destacando temas como poder, repressão e hipocrisia, com um cenário voltado à tensão da Primeira Guerra Mundial e novas formas de controle social. O elenco jovem traz uma performance intensa, explorando os conflitos dos personagens e mantendo o humor sombrio característico de Shakespeare.

Outros projetos
Ano passado, Pechefist também foi protagonista da peça de curta temporada “O Pagador de Promessas”, um clássico brasileiro de Dias Gomes e sob direção do também premiado diretor Kiko Marques. Além disso, ele integra o elenco da peça “E Se Sempre Fosse Dia”, com direção de Morgana Olívia Manfrim, que segue em circulação de forma itinerante em diversos espaços culturais. Nela, é abordada a discussão de temas como racialidade e branquitude, através da performance, e de onde nasceu o primeiro coletivo teatral dele: “Celeuma”.
Em abril, o ator começa a gravar um longa-metragem, no qual, além de atuar, ele também assina a direção de arte. “Quem sabe também venha uma nova temporada de ‘Medida por Medida’ em breve e outros novos projetos”, desejou. “Penso que seria incrível viajar com uma peça minha para Campo Mourão, se houver oportunidade. Precisamos valorizar a arte em nossa cidade, nossos talentos locais, nossa Casa da Cultura, nosso Teatro, nosso Fetacam. Estes espaços (sagrados para mim) e que são nossos fizeram total diferença na minha vida e na de tantas pessoas”, expressou.
Serviço
Peça: Medida por Medida
Datas: de 13 a 30 de março – quinta, sexta e sábado, às 20 horas, e domingo, às 18 horas
Local: Teatro Nair Bello, São Pulo (3º piso do Shopping Frei Caneca)
Ingressos: Sympla