Autodefesa feminina: aulas gratuitas acontecem neste final de semana em Campo Mourão
Por meio de duas iniciativas distintas, neste final de semana, serão realizadas aulas de defesa pessoal feminina gratuitas em Campo Mourão. Ambas as ações marcarão o mês da mulher, celebrado no mês passado. Também visam arrecadar itens para doação a instituições socioassistenciais do município.
Uma das aulas acontecerá no sábado (12), promovida pela Delegacia da Mulher local, em parceria com a Academia Alice Sanda Fight & Training, onde ocorrerá a ação, às 14h30. Para participar, no entanto, as mulheres deveriam realizar inscrição prévia gratuitamente, que já se encerrou.
Foram registradas 58 inscrições, superando o limite inicial de 50 vagas. Os aulões de autodefesa para mulheres são realizados anualmente pela delegacia. Neste ano, a ação também conta com arrecadação de chocolates para serem destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
Aulão no domingo
No domingo (13), a aula, também aberta às mulheres que desejarem participar, é uma realização do Instituto Hagana de Krav Magá, de Campo Mourão, com apoio de alunas que realizam estágio na área de proteção às mulheres, além de policiais e advogadas. Inicialmente, aconteceria na Praça do Fórum, porém, devido à previsão de chuva, a ação foi transferida para o ginásio da Via Urupês, na Rua São José, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Urupês, e iniciará às 15 horas.
Pode participar o público feminino a partir de 10 anos, sem necessidade de efetuar inscrição. Durante a aula, será ensinada a técnica de defesa pessoal denominada Krav Magá, um sistema de combate criado em Israel, para o exército que, ao longo dos anos, foi aprimorado para os civis. “Lá homens e mulheres servem ao país da mesma forma, então são técnicas bem elaboradas para que tanto o homem quanto a mulher possam sair das mais diversas situações de risco”, explicaram as organizadoras.
Além de ter o propósito de ensinar e demonstrar técnicas para sair das situações mais comuns de violência contra a mulher, a atividade também tem como objetivo arrecadar itens a serem destinados às acolhidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Com isso, para participar, basta doar ao menos um produto de higiene pessoal.
“Será um evento em comemoração ao mês da mulher, visando conscientizar e empoderar as mulheres a respeito do autocuidado e preservação, mostrando também que é possível não ser uma vítima e, ainda que já tendo sido uma, é possível se levantar e reescrever a própria história com mais força, coragem e dignidade”, resumiram as organizadoras. Mais informações podem ser consultadas pelo número (44) 99927-1050 (Jheniffer).