Banco de leite humano da Santa Casa necessita de doações

As férias de fim de ano fez com que as doações de leite materno na Santa Casa de Campo Mourão diminuíssem consideravelmente. Com os estoques em baixa e a mesma demanda, o Banco de Leite do Hospital só consiga suprir as necessidades dos bebês da UTI neonatal.

“Está faltando para aqueles que as mães, por algum problema, não conseguem amamentar”, explica a nutricionista responsável, Larissa Gobbi Teixeira. Ela pede que as mães que estão amamentando procurem o Banco de Leite para fazerem a doção. Para ser doadora a mulher  deve estar saudável, não ter vícios e não tomar medicamentos que interferem na amamentação.

Inaugurado em maio de 2018, através da parceria com o Rotary Club, Secretaria de Estado de Saúde e Secretária de Saúde de Campo Mourão, o Banco de Leite é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Fundação

Oswaldo Cruz com a finalidade de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada, contribuindo assim, com a diminuição dos índices da mortalidade infantil. Antes da inauguração do Banco de Leite da Santa Casa, o leite coletado em Campo Mourão era pasteurizado no HU em Maringá para depois retornar à Santa Casa.

A nutricionista explica que o leite doado passa por um rigoroso processo de seleção e depois segue para classificação e pasteurização. “Além disso, o Banco de Leite é um Centro de Treinamento aberto a toda comunidade, atendendo mulheres com dificuldades para amamentar ou intercorrências na amamentação”, informa Larissa. 

O Banco de Leite  funciona de segunda a sexta das 9 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Mais informações pelos telefones (44) 3810 – 2100 (ramal 2270) ou celular (44) 98453 – 3633.