Banco de leite humano da Santa Casa tem queda nas doações
A pandemia de Coronavírus afetou a doação de leite humano e os estoques nos bancos de leite de todo o Estado tiveram queda. É o caso do Banco da Santa Casa de Campo Mourão, onde as doações caíram cerca de 40 por cento em relação ao início do ano. Atualmente, são 37 mães doadoras, enquanto antes da pandemia o número chegou a 48. Para suprir a demanda, o ideal seriam 60 doadoras.
“Pode ser devido ao medo da exposição dos bebês. Mas as mães doadoras podem ficar tranquilas que as coletas são feitas com EPIs, cercadas de todos os cuidados. Além disso o cadastro e orientação são todos on-line e nós apenas levamos e buscamos os frascos nas residências”, explica a nutricionista responsável, Larissa Gobbi Teixeira.
Com os estoques em baixa e a mesma demanda, o Banco de Leite do Hospital só consegue suprir as necessidades dos bebês dos 9 leitos de UTI neonatal. “Está faltando para aqueles que as mães, por algum problema, não conseguem amamentar”, explica. Para ser doadora a mulher deve estar saudável, não ter vícios e não tomar medicamentos que interferem na amamentação.
O processo de coleta começa com uma avaliação sobre a saúde da mãe. Depois ela recebe um kit, onde vai um frasco, uma máscara e uma touca. “A coleta ela faz na própria casa, não precisa ir ao Banco de Leite. Toda terça-feira passamos recolhendo e pasteurizamos na quarta-feira”, explica Larissa.
O leite coletado passa por um processo térmico de aquecimento e resfriamento, são avaliadas impurezas, acidez e depois de pasteurizado ainda é avaliado se há presença de bactérias. “Demora dois dias para ser liberado e depois distribuído para utilização”, acrescenta. Ela lembra que além da captação, o Banco de Leite também faz atendimento com uma enfermeira e uma técnica, que esclarecem dúvidas sobre amamentação e a própria doação.
“O nosso Banco de Leite é um Centro de Treinamento aberto a toda comunidade, atendendo mulheres com dificuldades para amamentar ou intercorrências na amamentação”, informa Larissa.
Inaugurado em maio de 2018, o Banco de Leite funciona de segunda a sexta das 8 às 17 horas e das 13 às 18 horas. Mais informações pelos telefones (44) 3810 – 2100 (ramal 2270) ou celular com whatsapp (44) 98453 – 3633.