Beto Preto assina ordem de serviço para construção de Ambulatório Médico em Campo Mourão
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, assinou na tarde desta quarta-feira (6), a ordem de serviço para o início da construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no município de Campo Mourão (Ciscomcam). A estrutura será construída próximo ao Hospital Santa Casa, com investimento de R$ 25.087.281.64 milhões, recursos do Estado. A solenidade de assinatura reuniu vários prefeitos da região, vereadores e autoridades políticas estaduais, como o deputado Douglas Fabrício.
“Estamos aqui para autorizar a construção desta importante obra e parabenizar o prefeito Tauillo, secretários, toda sua equipe e vereadores pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em Campo Mourão”, destacou Beto Preto.
Segundo ele, o ambulatório de especialidades é um ‘passo diante da especialidade médica multiprofissional de saúde’. “Essa não é uma obra para dois ou cinco anos, mas para 30 anos. Nossa missão é levar o atendimento até a casa das pessoas e sob essa orientação que realizamos todo o planejamento dos ambulatórios”, falou o secretário de Estado.
Beto Preto informou que serão construídos em todo o Estado 12 ambulatórios, somando cerca de R$ 210 milhões em investimentos, levando mais serviços especializados para os usuários do Sistema Único de Saúde. O prazo estimado de conclusão da obra em Campo Mourão é de um ano e meio. “Vamos ter equipamentos melhores e uma ferramenta importantíssima para atender a população. A obra será construída como se fosse de Campo Mourão, ficando depois à disposição do Ciscomcam”, falou o secretário.
Ele destacou ainda que para o investimento, o Governo do Paraná recebeu o apoio da Assembleia Legislativa e cortou ‘mordomias’. “Para um pacote de construção de 12 AMES, se não tiver dinheiro em caixa não faz a obra. Isso esta acontecendo com muita economia e planejamento”, comentou.
AME
O Ambulatório Médico de Especialidades irá atender toda a região. A unidade, que será construída num espaço de aproximadamente quatro mil metros quadrados, contará com 37 consultórios e dez salas de exames, permitindo uma capacidade médica de até 20 mil atendimentos por mês.
“É um investimento grande e muito especial para a região”, destacou o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, ao elogiar o olhar municipalista do Governo do Estado. “Este olhar municipalista tem garantido grandes avanços ao interior e o AME é uma prova disso”, reforçou.
Dentre as especialidades atendidas, o ambulatório ofertará procedimentos de oftalmologia, cardiologia, pediatria de alto risco, neuropediatria, ortopedia, traumatologia, cirugia geral, entre outras. A unidade contará com equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, e será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Campo Mourão (Ciscomcam).
O presidente do Ciscomcam, Rafael Brito do Prado, prefeito de Moreira Sales, afirmou que o ambulatório representa um novo passo na história dos municípios que integram o Consórcio. “Temos apenas a agradecer por toda a parceria e comprometimento do governador Ratinho Junior”, frisou.
Veículos
Além da autorização para o início das obras do AME, o secretário anunciou contrato com Campo Mourão para aquisição de mais 10 veículos para a Saúde e foram entregues ainda quatro ambulâncias básicas ao município e uma van para vacinação.