Biblioteca comunitária do Colégio Marechal Rondon já está pronta

Já está concluída a Biblioteca Comunitária Professor Amany Spachinski de Oliveira, construída pelo governo do Estado no Colégio Estadual Marechal Rondon de Campo Mourão. A inauguração estava prevista para o próximo sábado, dia 22, mas foi suspensa por conta das restrições impostas pelo decreto de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Uma nova data será agendada pela direção do colégio, que a partir deste ano passou a oferecer o ensino cívico-militar.

O prédio foi construído com recursos do governo do Estado, mas também teve colaboração da prefeitura com alguns serviços, patrocínios de empresas e o projeto custeado pela Associação de Pais e Mestres. O espaço cultural terá acesso pela Avenida Goioerê para utilização da comunidade. A obra custou quase R$ 1 milhão.

A diretora do colégio, Rita de Cássia Cartelli, explica que quando a obra foi licitada pela primeira vez a empresa que ganhou a concorrência não compareceu sequer para verificar o terreno. Por isso a Fundepar chegou a arquivar o processo e desistiu da construção. “Foi então que procuramos o deputado Douglas Fabrício, que estava nos acompanhando desde o início. Ele conversou com o presidente da Fundepar na época e também na Casa Civil e conseguiu resgatar todo o processo”, informa a diretora.

A nova licitação foi realizada em 22 de janeiro de 2020 e as obras iniciadas dia 22 de maio. “A obra está concluída mas vamos aguardar que a situação de pandemia permita uma inauguração com a presença de quem participou dessa conquista, que foram várias pessoas”, disse a diretora. 

Ela ressalta que além do atendimento interno para os alunos e professores, a entrada externa estará acessível à comunidade. “Um sábado por mês, quando o comércio estiver aberto, os pais poderão trazer as crianças para leitura, escrita e outras atividades culturais”, adianta a professora.

O Colégio Marechal Rondon também prepara a programação para comemorar os 70 anos em 2022. O estabelecimento, na área central,  também se tornou um espaço multifuncional, onde além de salas de aulas e a nova Biblioteca, conta com um espaço onde funciona a sede a Patrulha Escolar da Polícia Militar, uma quadra poliesportiva, uma arena multiuso de grama sintética e uma horta comunitária.