Bispo anuncia transferência de padres na Diocese de Campo Mourão para 2024
Em nota oficial publicada nesta segunda-feira (18), o bispo diocesano Dom Bruno Elizeu Versari divulgou sobre a transferência de padres nas paróquias. O remanejamento foi consultado o Conselho de Presbíteros, o Colégio de Consultores e conversado com todos os padres envolvidos.
O líder religioso destaca que a decisão de mudança de padres ‘nunca é fácil, pois muitas coisas são envolvidas’. No entanto, segundo ele, para a Igreja é uma necessidade que com ‘certeza enriquece muito a vida pastoral das comunidades’. Conforme o Bispo, cada transferência é avaliada com muita cautela pensando nas possibilidades de cada padre, na necessidade de cada paróquia, e também dos próprios fiéis.
No total, nove padres mudarão de paróquias e funções na diocese. São eles: padre Aédio Odilon Pego, que irá para a Paróquia Sagrada Família, em Campo Mourão; padre Francisco Dantas de Carvalho, será pároco no Distrito de Águas de Jurema; padre José Coelho responderá administrativamente pela Casa dos Padres; padre José Roberto de Oliveira, será administrar paroquial em Boa Esperança; padre Jurandir Coronado Aguilar, será transferido para Jussara; padre Pedro Liss, para Luiziana; padre Sidinei Rodrigues Pereira (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goioerê; padre Willian Oliveira Lopes, que assumirá em Engenheiro Beltrão e padre Antonio Kopitiski que assumirá como vigário da Paróquia São Judas Tadeu, em Terra Boa.
As posses e apresentação dos sacerdotes em suas novas funções, ocorrerão a partir de fevereiro de 2024, em dia e horários a serem divulgados oficialmente, após agendamento com os próprios padres.
O Papa Francisco, em sua constante busca por uma Igreja mais sinodal e próxima do povo, nos inspira a refletir sobre a importância da colaboração e do serviço mútuo no exercício do ministério. Em suas palavras, ‘a sinodalidade é um modo específico de exercer o ministério petrino no qual todos, pastores e fiéis, exercem juntos a função de ensinar, santificar e governar’. Neste contexto, as transferências de padres representam uma oportunidade de renovar e fortalecer a presença da Igreja em diferentes comunidades, permitindo que os pastores sirvam onde são mais necessários. O compromisso com a sinodalidade nos recorda que a caminhada da Igreja é feita em conjunto, respeitando a diversidade de dons e carismas”, disse o bispo no comunicado.
“Agradecemos desde já pela compreensão e apoio de todos, confiando que essas mudanças contribuirão para o florescimento espiritual de nossa diocese. Continuemos em oração, mantendo viva a chama da fé e a missão evangelizadora que nos une como uma família de fé. Que a paz e a bênção de Deus estejam sempre conosco”, complementou.