Bispo celebra missa com todos os padres nesta terça-feira no Santuário em Campo Mourão

Padres de toda a diocese devem participar nesta terça-feira (04), às 10 horas, da Missa dos Santos Óleos, celebrada pelo bispo Dom Bruno Versari no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Campo Mourão. A celebração, que pelo calendário da igreja é realizada na Quinta-Feira Santa, foi transferida porque na Semana Santa estavam suspensas as missas presenciais em toda a diocese por conta da pandemia de Coronavírus.

“Diante da impossibilidade na Semana Santa ficou decidido que faríamos num outro momento quando fossem reabertas as igrejas. Estabeleceu-se a data de 4 de agosto (Dia do Padre) para realizar essa missa, onde abençoa-se os óleos do batismo e dos enfermos e consagra o óleo da crisma, que são utilizados ao longo do ano e renovados sempre nessa celebração”, explica o padre Wesley Almeida, pároco do Santuário.

Durante a celebração os padres também renovam as promessas sacerdotais, por isso é chamada também de “Missa da Unidade”, expressando a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo, constituindo um momento de comunhão eclesial e de valorização dos sacramentos na vida da Igreja. 

O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto por causa da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o papa Pio XI o proclamou padroeiro de todos os párocos de Roma e do mundo católico. Vianney foi um padre francês, cuja dedicação ao sacerdócio foi considerada exemplar.

Mês das vocações

No calendário da igreja católica agosto é o mês das vocações. Cada semana é dedicada a uma vocação especifica. Na primeira são as vocações ao ministério ordenado (bispos, padres e diáconos); na segunda, a vocação ao matrimônio, com atenção especial aos pais; na terceira, a vida consagrada religiosa e na quarta, a vocação leiga, com destaque aos catequistas. 

O regional Sul 2 da CNBB vai realizar lives com os bispos paranaenses, em cada semana de agosto, para rezar o terço por cada uma das vocações específicas. No dia 14 de agosto, o bispo Dom Bruno vai participar da live com os demais bispos da Província Eclesiástica de Maringá para rezar pela vocação do matrimônio.