Blitz educativa orienta condutores sobre riscos de álcool e direção
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SEIMOB), em parceria com a Polícia Militar e 8ª Ciretran, promoveu uma blitz educativa na manhã desta sexta-feira (18) para chamar a atenção de condutores de veículos sobre os riscos da embriaguez ao volante. A ação foi realizada das 9 às 11 horas, em frente à praça São José. Marcou também o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.
“O abuso de drogas, em especial do álcool, é entendido como um problema de saúde pública no mundo. Todo motorista tem informação sobre os riscos, as penalidades da lei, mas mesmo assim é comum acidentes causados por condutores embriagados, por isso a importância desse alerta”, comentou o secretário municipal Luiz Antonio Sminka.
Levantamento feito pela Confederação Nacional de Trânsito com dados do Denatran mostra que o número de multas de trânsito por embriaguez mais do que dobrou no Brasil em 2021. Só no primeiro semestre quase 55 mil motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool após a flexibilização da quarentena. Na comparação com o mesmo período de 2020, o aumento no número de infrações foi de 127%.
Durante a ação foram distribuídos panfletos com orientações aos condutores. Também foram entregues protetores de painéis aos motoristas de carros, e antenas corta-pipa aos motociclistas que passaram pelo local.
“Apesar de todo o motorista ter informações sobre os riscos de beber e dirigir, é comum os acidentes de trânsito envolvendo condutores embriagados”, lamenta a Polícia Militar.
A pena para quem conduz veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de álcool ou qualquer outra substância psicoativa é de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão da permissão ou da habilitação.