Calcário é repassado a agricultores na Microbacia do Rio do Campo

Agricultores da Região da Microbacia do Rio do Campo estão recebendo calcário, por meio de uma parceria entre o Município de Campo Mourão (Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente) com o Governo do Estado do Paraná (Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente), através de um programa que visa o melhoramento das microbacias. Nesta primeira etapa serão entregues 226 toneladas. Ao todo são 32 produtores rurais beneficiados, que receberão entre oito e 12 toneladas, explica Éber Romanczuk, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, que esteve no ato da primeira entrega de calcário acompanhado de Sergio Dassi, desta mesma secretaria.

Os recursos para a aquisição do calcário são disponibilizados pelo Governo do Estado do Paraná, e a compra é realizada pelo Município, por meio de licitação. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, fica responsável pela seleção dos produtores a receber o calcário. Para receber o calcário, de forma gratuita, por meio deste programa, o proprietário rural deve trabalhar com a agricultura familiar, ter menos de quatro módulos fiscais (um módulo fiscal – 67 hectares), mediante ainda análise de solo, destaca Romanczuk.

Esta etapa de disponibilização do calcário tem como objetivo corrigir o solo e também horas máquina para renovar as curvas de nível já existentes, já que a região é grande produtora de grãos em nível estadual e até mesmo nacional. A conservação dos solos, como forma de aumentar a produtividade. É uma forma de também estar ao lado do produtor rural, para ajuda-lo a melhorar o trabalho em sua propriedade e ao mesmo tempo conservando os mananciais de água, no caso, nesta região, o do Rio do Campo, conclui. Só no Alto Alegre são cerca de 150 toneladas, e outras 76 toneladas para os produtores do Piquirivaí.

Benefícios

O agricultor Rinaldo Garaluz, do Alto Alegre, esteve presente recebendo sua carga de calcário e considerou a iniciativa muito válida. É um produto que sempre estamos utilizando, de extrema necessidade para a correção do solo, e assim só temos que agradecer ao município e ao governo estadual por esta parceria que está aí para ajudar o pequeno produtor que trabalho com a agricultura familiar, agradece.