Calendário católico entra em período de devoção a quatro santos
O fim de setembro e início de outubro é marcado no calendário da igreja católica pela devoção a quatro santos, cujas festividades costumam atrair muitos fiéis. Em Campo Mourão, o período de celebrações para esses santos inicia nesta semana e prossegue até dia 12 de outubro, quando é celebrada a Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Em 29 de setembro é o dia de São Miguel, que pela devoção católica é o arcanjo a quem Deus confiou o comando do combate às forças do mal. Em Campo Mourão uma celebração especial será realizada na Vila Franciscana.
A partir desta quarta-feira (dia 25), a Paróquia São Francisco de Assis (Jardim Gutierrez) inicia as novenas ao santo protetor dos animais e da ecologia. Até dia 3 de outubro, sempre às 19h30, um padre da diocese preside a novena na paróquia. No dia 4 (dia de São Francisco) é celebrada a missa solene, às 19h30. No dia 20, a paróquia realiza o tradicional almoço, a partir das 11h30.
O primeiro dia de outubro é dedicado pela igreja a Santa Terezinha. No convento das irmãs carmelitas (rodovia BR 369 – saída para Mamborê), haverá o tríduo dias 28, 29 e 30 de setembro, às 19h30, em preparação ao dia da santa. No dia 1º de outubro, a celebração solene também será às 19h30 no convento onde as freiras vivem reclusas.
A programação da festa da padroeira do Brasil começa no dia 3 de outubro, com novenas às 6 horas da manhã, às 15 horas e 19h30, até dia 11 de outubro, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Vila Urupês). No dia 12 (feriado nacional), será realizada a tradicional festividade em honra à padroeira, com missas a cada duas horas. A programação conta ainda com o tradicional bolo com medalhas da santa.
Região
Na região, Santa Terezinha é a padroeira do município de Campina da Lagoa. Na igreja matriz as novenas tiveram início no domingo, dia 22 de setembro e prosseguem durante esta semana, às 6h, 15h e 19h30. Dia 1º de outubro, feriado no município, haverá almoço e o bolo com 24 medalhas de Santa Terezinha.