Câmara marca audiência pública para discutir situação de moradores de rua em Campo Mourão
A Câmara Municipal de Vereadores de Campo Mourão marcou para o dia 22 de abril, às 19h30, uma audiência pública para discutir a situação do aumento de moradores de rua no município. A reunião será no plenário do Legislativo.
A audiência será realizada a pedido dos vereadores Marcio Berbet, Tião do Karatê e Sidnei Jardim. O tema será discutido com a participação de diversas autoridades, entre elas: o prefeito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, a secretária de Assistência Social, Marcia Calderan de Moraes, entre outras.
“A Audiência Pública tem por objetivo promover política pública por conta do aumento do número de pessoas em situação de rua em Campo Mourão”, destacaram os vereadores que propuseram o encontro.
Eles ressaltaram que a audiência visa também esclarecer à população quais as dificuldades do setor da Assistência Social, e debater políticas públicas para a realização de intervenções e normas para desenvolvimento e diminuição de pessoas em situação de rua.
Ações
Nos últimos meses, a administração municipal de Campo Mourão e a Polícia Militar vêm realizando em conjunto diversas ações para tentar minimizar os problemas causados por pessoas em situação de rua. Entre os trabalhos estão abordagens constantes na Praça Getúlio Vargas, ao lado da Estação da Luz, local de maior concentração desse público.
Além disso, o município realiza frequentemente a limpeza do local, com retirada de grandes volumes de lixo produzido por esses moradores. Durante as abordagens, são oferecidos a eles tratamento de saúde e passagens às pessoas de outras cidades.
Levantamento da Secretaria Municipal de Assistência Social aponta que mais de 50 pessoas estão em situação de rua no município. A maioria tem familiares em Campo Mourão, mas alguns vieram de outras cidades.
O município informou que o trabalho de atendimento na cidade é permanente, por meio da Casa de Passagem e no CREAS-POP, além de encaminhamentos para o mercado de trabalho e tratamento de saúde.