Campanha chama atenção para saúde do homem
Durante todo o mês de agosto, a 11ª Regional de Saúde estará promovendo a campanha Agosto Azul – um mês dedicado para lembrar aos homens a importância de cuidar da sua saúde. O tema deste ano é Homem, respeite sua saúde, e Viva melhor.
A campanha movimenta a maioria dos municípios que compõe a Regional, os quais estarão realizando exames preventivos como testes rápidos de HIV/AIDS, Hepatites Virais e Sífilis, PSA (exame preventivo da próstata), HGT – Diabetes, verificação de PA, distribuição de folhetos educativos, caminhadas, além de orientações e palestras com nutricionistas, enfermeiros, entre outros profissionais da párea da saúde.
Estamos orientando os municípios a trabalharem o vínculo afetivo dos homens com as acrianças, incluindo os ciclos da vida – pai, filho e avô -porque se acredita que quando trabalha este vínculo, com o pai criando o filho dentro de atitudes saudáveis, estamos trabalhando a saúde do homem, explicou a coordenadora do programa Saúde do Homem, da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Maria Elizabete Silva Barbosa.
Maria Elizabete comentou que os homens só procuram ajuda médica tardiamente, o que dificulta a prevenção de doenças. Mas quando acompanham os filhos desde crianças às unidades básicas de saúde, a tendência é eles darem mais valor à própria saúde, frisou. A orientação da Regional aos municípios é prosseguir com as orientações e ações até o mês de dezembro. Dentro da campanha estamos trabalhando o pré-natal do parceiro focando o homem na questão familiar, na educação dos filhos e na própria saúde, ressaltou.
Cada município está organizando a sua própria programação ao longo deste mês. As unidades básicas de vários municípios estarão fazendo testes de PSA, testes rápidos, e rodas de conversa com os homens. Este é um difícil por conta do horário de trabalho, o que eles alegam, o que não é bem assim porque a maioria das unidades tem horário estendido para atende-los, disse Maria Elizabete.
Segundo a enfermeira, dados aponta como cinco principais causas de mortes entre homens doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, violências, acidentes de trânsito e suicídios. Os homens vivem menos que as mulheres e entre os fatores estão o excesso de exposição a fatores de risco e a negligência com a própria saúde, falou.
Maria Elizabete lembrou que a adoção de hábitos de vida saudáveis, prática de atividade física regular, alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são decisivos para diminuir a incidência e o agravamento das doenças nos homens. A detecção precoce aumenta as chances de cura com um tratamento eficaz. Para isso, exames podem e devem fazer parte da rotina dos homens, afirmou.
Ela acrescentou que estudos evidenciam que a população masculina é mais vulnerável às doenças, principalmente as mais graves e crônicas, como o câncer. Consequência de recorrerem menos frequentemente que as mulheres aos serviços de atenção primária e procurarem o sistema de saúde somente quando os quadros já se agravaram.
O que diz a lei
Em 2012, foi instituído no estado do Paraná que o mês de agosto seria dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde do homem (Lei estadual n°17.099, de 28 de março de 2012). O objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais.