Campanha contra gripe encerra hoje com 78,39% do público-alvo vacinado na região

Quem ainda não vacinou contra gripe tem até às 17 horas desta sexta-feira (24) para procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seu município e providenciar a imunização. É que encerra hoje a campanha de vacinação contra a doença, que já foi prorrogada uma vez.

De acordo com balanço parcial da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, 103.450 pessoas de um total de 131.960 – público alvo- vacinaram até o momento nos 25 municípios da Comcam, o equivalente a 78,39% dos grupos prioritários. A tendência é que este valor aumente até o fim da tarde, encerramento da campanha. A meta da Regional de Saúde é vacinar pelo menos entre 90 a 95% do público-alvo.

De acordo com os dados repassados à TRIBUNA, no grupo das crianças, 13.939 pessoas receberam a vacina, uma cobertura vacinal de 108,6; já idosos, 43.573 foram imunizados (84,8%); 5.523 trabalhadores da saúde (122,6%); 4.182 (107,5%); gestantes 1.343 (26,3%) e 233 puérperas (14,8%).

Conforme a Regional de Saúde, todos os municípios estão abastecidos com a vacina. “É importante que a população se conscientize da importância da imunização”, alertou. A imunização contra a gripe está sendo realizada em duas etapas. A primeira foi direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Já a segunda, que começou em 3 de maio com prazo até esta sexta, abrange os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, e povos indígenas.

Estão sendo vacinados nesta segunda fase também professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Desde sábado a vacina contra influenza foi aberta à população em geral.

Sarampo

Junto à campanha contra gripe, acontece também a campanha contra o Sarampo, encerra hoje. A campanha busca atingir crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, além de atualizar a situação vacinal de trabalhadores da saúde. O imunizante tríplice viral pode ser administrado simultaneamente com a vacina da influenza a partir dos seis meses de idade.