Campanha contra gripe inicia nesta terça com mais de 142 mil pessoas a serem vacinadas na Comcam

Começa nesta terça-feira (28), de forma antecipada, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). Na região da Comcam, a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão estima um público-alvo de 142.826 pessoas a serem imunizadas. A data pré-estipulada pelo Ministério da Saúde em nível Brasil é 10 de abril. A meta é imunizar aé 95% do público-alvo. A imunização vai acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das cidades.

A enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Evandra Cristina Pereira, informou que os municípios da região estão recebendo nesta segunda-feira (27), 12.600 doses de vacinas, o equivalente a 9% do público-alvo a ser vacinado. “A vacinação será aberta para todos os grupos já. Ou seja, os grupos prioritários não serão escalonados como nas outras campanhas”, explicou a enfermeira.

O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A antecipação em 17 dias da campanha da Influenza, considerou, também, o fato de o Paraná estar localizado ao Sul do País, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

Na região, serão vacinados por grupos 6.333 crianças de 6 meses a 2 anos de idade; 16.028 crianças de 2 a 5 anos; 3.167 gestantes; 521 puérperas; 61.280 pessoas com 60 anos ou mais; 7.559 trabalhadores da Saúde; 324 povos indígenas; 24.977 moradores com comorbidades; 20 adolescentes em medidas socioeducativas; 715 presos;135 funcionários só sistema penitenciário; 6.597 profissionais; 2 profissionais das forças armadas; 15.168 pessoas com deficiência. Veja na tabela abaixo o número de pessoas a serem vacinadas por município na região.

A vacinação contra influenza é uma das medidas mais efetivas para a prevenção do vírus da gripe e de suas complicações. A vacina é trivalente, ou seja, protege contra 3 tipos de vírus: dois de influenza A e um de influenza B. “Recomendamos que a população não deixe de se vacinar e também não deixe para procurar os postos de saúde apenas em cima da hora”, orientou Evandra.

Somente para a campanha da Influenza, 4,6 milhões de pessoas estão elencadas como grupo prioritário para receber a vacina no Paraná. Até agora, o Estado recebeu 388 mil doses para vacinação contra a gripe.

Sintomas
Inflamação na garganta, febre (a partir de 38°), tosse, dores no corpo, fadiga e calafrio são os sintomas da Influenza. Ao sentir esses sintomas, essencialmente febre, a pessoa deverá, imediatamente, procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para o diagnóstico médico.