Campanha de CMEI de arrecadação de livros encerra nesta quarta-feira
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sossego da Mamãe de Campo Mourão está arrecadando obras infantis e infanto-juvenis em bom estado para a campanha interna “Doando livros, construindo sonhos”. Os itens serão destinados a crianças do Rio Grande do Sul (RS). As doações podem ser feitas até esta quarta-feira (12), em pontos de coleta elencados no final desta reportagem.
Essa foi uma maneira que a instituição encontrou de contribuir para o acesso à cultura e à educação das crianças gaúchas, visto que, entre os itens perdidos nas inundações, muitos foram livros infantis. A ação surgiu durante reunião de estudos para o projeto chamado “1,2,3… conte outra vez! Brinque, conte e encante”, que está sendo realizado na unidade escolar este ano.
Segundo a diretora do CMEI, Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame, a campanha foi definida em conjunto com o corpo docente. “Ao pensar nas ações concretas para o referido projeto, o coletivo de professores pensou na campanha de arrecadação de livros”, disse.
Muitas famílias e instituições no RS foram afetadas, perdendo tudo – ou quase tudo – o que tinham, sobretudo no que diz respeito à infraestrutura. Porém, a equipe do CMEI também considera fundamental colaborar para que o acesso à cultura e à educação das crianças não seja cerceado por conta dessa tragédia.
“Acreditamos que o acesso à leitura é um direito fundamental e que, através da doação de livros, podemos contribuir para a reconstrução da vida dessas crianças e oferecer a elas um momento de alegria, fantasia e aprendizado em meio às dificuldades”, afirmou a gestora.
Conforme frisou a diretora, a equipe do CMEI sugeriu para as famílias, que tiveram uma boa adesão à campanha, conforme comentou, que os alunos escrevessem cartas para serem enviadas às crianças do RS juntamente com os livros. O aluno Davi Tereziano Betiato, de 5 anos, que estuda na turma do Infantil 5, foi um dos que acatou a proposta e já destinou a sua doação com uma carta junto.
Destinação
Após ser definida a possibilidade de realizar a campanha, Eliandra entrou em contato com a professora Juliana, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), apresentando a proposta.
Na ocasião, Juliana celebrou o projeto solidário, ressaltando que ele será muito importante para as crianças da educação infantil do estado que perderam seus acervos. Diante disso, foi alinhado que as obras arrecadadas serão destinadas ao projeto “Quem quer Brincar”, da universidade, que fará a distribuição posteriormente.
Serviço
Os livros infantis e infanto-juvenis em bom estado podem ser doados até esta quarta-feira (12). As doações podem ser feitas na Rua Mato Grosso, nº 2550, na Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 1643, ou entrando em contato com a diretora Eliandra, pelo número (44) 99711-5024, ou, ainda, telefonando diretamente no CMEI: (44) 3523-4334, para combinar outras formas de destinação.