Campanha de Natal do Lar de Idosos de Campo Mourão inicia com sucesso

A campanha de Natal “Adote um Idoso”, do Lar de Idosos São Joaquim e Sant’Anna de Campo Mourão, iniciou na semana passada com sucesso. Em dois dias de divulgação da ação no Instagram da entidade (@larsaojoaquimesantanacm) os 62 idosos que residem no Lar atualmente já foram adotados, alguns deles por até mais de uma pessoa.

A iniciativa, que já acontece desde 2019, tem a intenção de suprir necessidades dos idosos e proporcionar a eles um Natal mais feliz. Apesar de a campanha já ter saído do ar nas redes sociais, quem ainda quiser contribuir com a entidade, seja presenteando idosos, seja contribuindo com a instituição de outras formas, tem até o dia 17 deste mês para entrar em contato e verificar como colaborar: (44) 99982-7837.

De acordo com a neuropsicopedagoga e gerontóloga Claudeni Benelli, responsável pelas atividades desenvolvidas com os atendidos na instituição, a campanha vem recebendo cada vez mais o apoio dos mourãoenses. “A população já aguardava o lançamento da campanha; assim que publicamos nos stories de nossa rede social, já começaram as interações”, disse.

Ela explicou que inicialmente foi feita uma lista a partir de uma conversa com os idosos do Lar, de forma individual, para anotar o que eles gostariam de ganhar. “Alguns são bem decididos quanto ao que querem, outros não sabem ao certo e outros pedem a mesma coisa que o colega”, contou.

Em seguida, cada idoso teve uma publicação no Instagram, com a sua foto e o pedido de presente. A partir disso, bastava a pessoa comentar “adotei” na foto para ficar responsável pelo presente solicitado. “As adoções foram quase instantâneas”, celebrou a profissional, ao dizer que alguns idosos já foram adotados até mesmo por mais de uma pessoa.

Os presentes solicitados são os mais diversificados. Eles incluem papete masculina/feminina, relógio de pulso, calça jeans, rádio recarregável, boneca e outros. Nada impede, porém, que outros itens sejam dados a eles, como perfumes, materiais de pintura (giz de cera grosso, lápis de cor, apontador, entre outros), moletom e acessórios, por exemplo.

Mas Claudeni lembra da importância de os interessados em contribuir entraram em contato com a equipe do Lar previamente para se informar quanto aos presentes ou outra forma de ajudar neste Natal.

Expectativas e importância da ação

A gerontóloga comentou que, como a ação vem acontecendo há alguns anos, os idosos já ficam na expectativa para a escolha dos presentes e o momento da entrega desde outubro, pelo menos. Essa é uma forma de a população interagir com eles. “Esta ação permite a participação da comunidade na alegria e dignidade da pessoa idosa residente no Lar. Muitos nunca receberam presente de Natal em toda a sua vida, a não ser aqui no Lar, a partir da campanha”, disse.

Os adotantes podem até entregar uma cartinha ou um bilhete junto com os presentes, mas, para tornar o momento ainda mais especial, o destino dos itens aos idosos quem faz é o Papai Noel. “É incrível ver o rosto com o sorriso enorme quando recebem os presentes e abrem. Não tem como descrever”, expressou Claudeni.

Serviço

Para mais informações sobre a campanha e consultar formas de contribuir com o Natal no Lar de Idosos, os interessados podem entrar em contato pelo número (44) 99982-7837 (WhatsApp). Os presentes ou outras formas de contribuição podem ser destinados até o próximo dia 17.