Campanha de renegociação de dívidas pelo Procon de Campo Mourão prossegue até esta quarta
Encerra nesta quarta-feira (30), o mutirão on-line de renegociação de dívidas. O Procon de Campo Mourão participa da campanha, que acontece em todo o Paraná. Para participar, o consumidor deve acessar a plataforma www.consumidor.gov.br e se cadastrar. Em seguida ele receberá um login e senha, devendo fazer o relato do seu problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.
Mais de 160 bancos e instituições financeiras participam da ação. “Entendemos que é o momento de o consumidor de Campo Mourão quitar suas dívidas, limpar o seu nome e voltar a ter crédito. A pandemia (da Covid-19) colocou muitos mouraõenses em dificuldades. Várias pessoas não conseguiram pagar suas dívidas porque perderam seus empregos ou tiveram suas rendas diminuídas”, comentou diretor do Procon de Campo Mourão, Sidnei Jardim.
Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia. Jardim ressaltou que a intenção, com o mutirão, é que os credores voltem a ter crédito e consigam quitar suas dívidas.
Segundo ele, consumidores que estão endividados, deixam de procurar o Procon ou o seu banco por se sentirem constrangidos com a situação de terem o nome incluso na lista de devedores. “Esse mutirão on-line incentiva as pessoas a negociar suas dívidas e sair da situação de endividamento. É importante que quem está nesta situação aproveite a oportunidade”, frisou o diretor do Procon.
Pelo mutirão, após fazer o registro da negociação, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor. No momento do preenchimento do registro é importante que ele informe corretamente seus telefones e e-mail para contato. Os dados facilitarão o atendimento por parte das instituições participantes. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno do credor.
No último mutirão, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o BC, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto. Definido como o valor atual da dívida e os rendimentos em 12 meses, o indicador caiu 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, mas subiu 3,5 pontos no acumulado em 12 meses.
O comprometimento de renda, que equivale às parcelas mensais divididas pela renda mensal da família, atingiu 29,4% em agosto, no maior nível desde o início da série, em 2005. O indicador subiu 0,8 ponto percentual na comparação com julho e de 3,9 pontos em 12 meses.