Campanha do Imposto de Renda alerta para doações até dia 28
Lançada em outubro deste ano, os contribuintes têm até o dia 28 de dezembro (último dia bancário do mês) para doações à Campanha do Imposto de Renda Solidário. Pessoas físicas que declaram Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido a projetos sociais que beneficiam idosos ou crianças e adolescentes. As contribuições serão deduzidas em 2023. Para as pessoas jurídicas, o limite é de 1% sobre a renda, com base no lucro real. Em Campo Mourão, 7,5 mil pessoas físicas podem autorizar a doação.
É importante que a destinação por parte das pessoas físicas seja feita antes de terminar o ano, porque depois só é possível destinar 3%, explica Silvia Andreia Rocha, do Fórum das Entidades. Ela ressalta que o apoio dos contabilistas é fundamental para o incremento da campanha. “Deixar parte do imposto na nossa cidade, para ajudar os projetos sociais prestados aqui, é um direito do contribuinte”, fala.
Por meio da campanha, o contribuinte pode destinar parte do imposto que pagaria para o governo federal para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e para o Fundo Municipal do Idoso (FMI) para que seja investido em projetos de entidades cadastradas. Referente ao período 2022/2023 Campo Mourão ficou em 4º lugar no Estado do Paraná em arrecadação.
Além da solidariedade, a destinação do recurso demonstra a credibilidade que o contribuinte da cidade tem dado à campanha e aos projetos sociais realizados pelas entidades. Nos últimos anos a arrecadação para os fundos municipais cresceu 279%.
Para o também representante do Fórum das Entidades, Silvio Paes, não se trata de doação, mas de destinação do imposto que o contribuinte já tem que pagar. Segundo ele, com as destinações esses recursos ficam no município e são repassados para instituições que desenvolvem um trabalho sério e de ‘extrema’ importância com idosos, crianças e adolescentes
A destinação no limite de até 6% pode ser feita no ano anterior à declaração e ter o saldo abatido na hora de declarar. Sem custo para o contribuinte, parte do IR Pessoa Física e Jurídica podem ser destinados a projetos e fundos sociais que transformam a comunidade em diversas causas. O Paraná é um dos Estados que mais destinam recursos e, mesmo assim, ainda explora menos de 5% de todo o potencial existente para essas destinações.
Atualmente 9 entidades são beneficiadas com a campanha. São elas: Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam, Centro de Educação Santa Rita, Casa Lar Infantil Miriã, APAE, Abrigo masculino A Mão Cooperadora, Lar Dom Bosco, Associação dos Amigos do Autista, Associação Sou Arte, e Associação Dojo.com. A campanha IR Solidário teve início em 1997. Desde então, ano a ano a arrecadação com a iniciativa vem aumentando na cidade. Este ano a campanha já arrecadou quase R$ 2 milhões.