Campanha do IR Solidário arrecadou quase R$ 2 milhões a entidades assistenciais de CM

Encerrada no dia 31 de maio, juntamente com a declaração do Imposto de Renda, a Campanha do IR Solidário arrecadou este ano, em Campo Mourão, o montante de 1.903.975,55, alcançando a meta. O dinheiro será destinado a entidades assistenciais da cidade. O valor arrecadado teve um crescimento de 27% em relação a 2021, quando foram alcançados R$ 1,4 milhão.

“Estamos considerando o crescimento muito positivo. É muito interessante a gente perceber que a cada ano mais contribuintes estão escolhendo deixar seu imposto de renda para Campo Mourão. Isso é muito positivo”, analisou a representante do Fórum das Entidades do município, Sílvia Andreia da Rocha.

Somente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) foram destinados pelos contribuintes na 1ª fase, R$ 237.937,96 e 2ª fase – 692.689, 23. Já ao Fundo Municipal do Idoso (FMI), na 1ª fase, foram doados R$ 293.164,89 e na 2ª fase 680.183,47.

Pela campanha, é possível destinar até 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso e 3% para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente. Os recursos da ação poderão beneficiar até nove entidades assistenciais do município como o Lar dos Velhinhos São Joaquim e Sant’Ana; Centro de Educação Santa Rita; Casa Lar Infantil Miriã; APAE; Abrigo masculino A Mão Cooperadora; Lar Dom Bosco; Associação dos Amigos do Autista; Associação Sou Arte e Associação Dojo.com.

Sílvia Andreia informou que é uma ajuda que faz a diferença para estas entidades. Ela lembra que Campo Mourão tem potencial para alcançar até R$ 4 milhões. Atualmente, 6.945 pessoas físicas estão aptas a autorizar a doação na cidade. “Atingimos nossa meta tanto em valores numéricos quanto em envolvimento da comunidade e apoiadores da campanha. Só temos a agradecer a todas pessoas envolvidas. Nosso objetivo para as próximas campanhas é aumentar ainda mais a arrecadação até que consigamos alcançar o potencial de Campo Mourão”, ressaltou Silvia Andreia.

O valor para a campanha é deduzido do imposto que a pessoa já tem que pagar. Ou seja, o percentual doado deixa de ser recolhido ao caixa do governo federal e é diretamente destinado ao Fundo Municipal escolhido, seja para a Criança e Adolescente ou Idoso. Pode destinar tanto quem tem imposto a pagar quanto quem tem imposto a restituir.

Instituída há 25 anos, inicialmente a campanha do IR era focada na infraestrutura das instituições, como espaços físicos, equipamentos e veículos, o que possibilitou o fortalecimento da rede de atenção. Hoje, a arrecadação da campanha é utilizada para despesas dos projetos sociais, como pagamento de pessoal especializado, compra de produtos e serviços, entre outros. As entidades assistenciais, que já trabalhavam com recursos escassos, vêm desde 2020 enfrentando uma situação ainda pior em razão da pandemia da Covid-19. Neste período, algumas instituições correram risco, inclusive, até de paralisarem as atividades por falta de recursos.